Espanha

Por que o Manchester City quer Gundogan de volta?

Meio-campista alemão ainda não definiu sua permanência na Catalunha e volta à Premier League é uma das possibilidades

Fora da estreia do Barcelona em La Liga 2024/2025, Gundogan ainda não tem o seu futuro garantido na equipe comandada por Hansi Flick.

Com um dos maiores salários do atual elenco, o meio-campista de 33 anos vem sendo especulado em diversos clubes do futebol europeu, mas havia sinalizado o desejo de continuar no clube.

No entanto, por questões financeiras, os blaugranas não descartam um negócio por Gundogan, que avalia possibilidades e pode retornar a um velho conhecido na Inglaterra.

Antes de definir seu futuro por clubes, Gundogan anunciou, nesta segunda-feira (19), a sua aposentadoria da seleção alemã.

Zero rancor ou necessidade? Guardiola aceita volta de Gundogan

O meio-campista Ilkay Gundogan pode voltar ao Manchester City nesta janela de transferências, segundo informa o britânico The Athletic e o jornalista Fabrizio Romano.

Gundogan em ação pelo Barcelona. Foto: Icon Sport
Gundogan em ação pelo Barcelona. Foto: Icon Sport

Candidato ao título em todas as competições que disputará, o Manchester City, mais uma vez, terá um calendário cheio de compromissos. Ciente disso, Guardiola deseja uma opção que possibilite oferecer descanso a Rodri, peça cerebral do time, que muitas vezes atua mais minutos do que o departamento médico recomenda.

O City até tentou fazer de Bruno Guimarães, destaque do Newcastle, uma das opções para aliviar o trabalho de Rodrigo, mas o preço do brasileiro está acima do que o clube azul de Manchester pretende gastar.

Com o Barcelona passando por dificuldades financeiras, Gundogan tem sido constantemente apontado como um dos nomes que pode deixar a Catalunha, principalmente pelo seu alto salário. Tudo isso, seria a receita perfeita para um retorno a Manchester.

Gundogan foi o capitão do Manchester City na final da Champions League 2022/2023. Foto: Icon Sport
Gundogan foi o capitão do Manchester City na final da Champions League 2022/2023. Foto: Icon Sport

Hansi Flick, técnico do Barcelona, no entanto, disse acreditar na permanência de Gundogan. Em entrevista recente, o alemão revelou uma conversa com o jogador de 33 anos:

“Falei com ele (Ilkay Gundogan) para saber como ele se sentia antes da temporada. Eu o conheço muito bem. Aprecio o jogador e a pessoa que ele é. Conversamos sobre tudo, mas vai ficar entre nós, não cabe a vocês saberem. Tenho a sensação de que ele vai ficar.”

Além do City, clubes da Turquia, Catar e Arábia monitoram Gundogan

Caso deixe o Barcelona, Gundogan deve ter mais de uma opção para escolher onde seguir a sua carreira na temporada 2024/2025.

Segundo a apuração do The Athletic, o meio-campista alemão também desperta o interesse de clubes do Catar, Arábia Saudita e Turquia.

Gundogan chegou ao Barcelona na última temporada, após terminar seu contrato com o Manchester City e não chegar a um acordo pela renovação.

Com Xavi no comando, o alemão se tornou peça chave da equipe e marcou 5 gol e deu 14 assistências em 51 jogos disputados ao longo da última temporada.

Vivendo uma situação financeira delicada, os dirigentes do Barcelona consideram negociar Gundogan para aliviar a folha salarial e ajustas os limites de custo exigidos por La Liga.

A janela de transferências do futebol espanhol fecha no dia 30 de agosto e, até lá, Gundogan irá decidir o seu futuro dentro ou longe do Camp Nou.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo