La Liga

Lamine Yamal reforça protagonismo da Euro e deve conduzir Barcelona na Era Flick

Jovem de 17 anos deu uma assistência e criou outra grande chance na vitória sobre o Valencia por 2 a 1

Na estreia de Hansi Flick e do Barcelona na La Liga 2024/25, o garoto Lamine Yamal mostrou que a Eurocopa 2024 poderá ser o exato momento que se tornou protagonista pelo país e pelo clube.

No Estádio Mestalla neste sábado (17), o ponta de 17 anos deu uma assistência, fez boas jogadas na direita e ainda criou uma grande chance para Ferran Torres na vitória por 2 a 1 sobre o Valencia.

O primeiro gol do Barça veio aos 50 minutos do primeiro tempo, momento que já perdia por 1 a 0. Em cruzamento da esquerda para direita, Yamal apareceu na segunda trave para acionar Robert Lewandowski, que desviou para as redes.

A jogada virou a chave do time que vinha muito mal até ali. Na etapa final, os catalães mostraram que acordaram. Em menos de um minuto, Raphinha sofreu pisão na área, pênalti. Lewandowski cobrou no ângulo, sem chances para Mamard­ashvili.

Yamal, porém, não foi a única cria de La Masia que provou que poderá ser essencial nessa nova fase dos Culés. Sem Gundogan, De Jong, Pedri e outros no meio-campo, Flick escalou a dupla Casadó e Bernal (este, estreando), responsável por ditar o ritmo do jogo e dar segurança à defesa, especialmente no 2º tempo.

Vale citar a atuação do brasileiro Raphinha também, hoje como uma espécie de meia no 4-2-3-1 que o técnico alemão quer implementar no Barça.

Valencia brinca de perder gols, enquanto Barça só acorda após tomar um

O time da casa empilhou várias chances na etapa inicial. Em duas oportunidades, o zagueiro Pau Cubarsí quase marcou gols contras em desvios. Na primeira, a bola foi para escanteio. Na outra, Ter Stegen defendeu com uma impressionante reação.

Se o goleiro alemão salvou o colega espanhol, nos acréscimos, já depois do gol de Duro, ele teve que agradecer Cubarsí. Stegen saiu jogando errado, o atacante recebeu e finalizou superando o arqueiro, mas Pau tirou a bola em cima da linha.

Nem a pausa para hidratação no meio do jogo ajudou os catalães, que sofreram muito até dar a resposta quase imediata ao gol valenciano.

Barcelona busca virada cedo para confirmar melhora

Se os 45 minutos anteriores foram de sofrimento, o time de Flick melhorou drasticamente para etapa final. Mais seguro, basicamente não sofreu e poderia ter até saído mais do que com o 2 a 1.

Ferran Torres, muito criticado nas redes sociais pela atuação, perdeu um gol cara a cara após linda jogada de Yamal. Já Lewandowski quase chegou ao hat-trick recebendo na área e finalizando em bonito giro, mas a bola foi para fora. Casadó também teve sua chance quase na pequena área, errando no momento decisivo.

No fim, soube aproveitar a superioridade para administrar e segurar o Valencia para confirmar a vitória.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo