Mundial de Clubes

Por que o Real Madrid é um alívio para Fifa no Mundial mesmo sem empolgar

Equipe treinada por Xabi Alonso busca sua segunda vitória no torneio na próxima quinta (26) diante do RB Salzburg

O Real Madrid vem sendo um grande alívio para a Fifa no Mundial de Clubes. A equipe espanhola, que ainda não encantou com o seu futebol dentro de campo, é uma das que até o momento levou mais torcedores às arquibancadas dos estádios norte-americanos.

A demanda para ver a equipe merengue, agora comandada por Xabi Alonso, é sempre muito grande ao redor do mundo. Maior campeão da Champions League, o clube é detentor de dois dos maiores públicos do torneio.

Públicos do Real Madrid impressionam

Na partida de estreia, diante do Al Hilal, 62.415 pessoas estiveram presentes nas arquibancadas do Hard Rock Stadium, em Miami. Já no segundo duelo, 70.248 pessoas assistiram à vitória dos Merengues por 3 a 1 diante do Pachuca, do México, no Bank of America, em Charlotte. No quesito ocupação, o Real Madrid também é um claro sucesso. No jogo de Miami, o estádio teve 95,5% de lotação. Já contra o Pachuca foi 93,7%.

Apesar de ser o clube que mais levou pessoas, somando os dois jogos disputados, a partida com recorde de público até o momento, é entre PSG x Atlético de Madrid, que reuniu 80.619 pessoas no Rose Bowl, em Los Angeles. No entanto, em comparação à lotação máxima, o jogo encheu apenas 89% dos 90 mil assentos disponíveis.

Torcida do Real Madrid marca presença nos jogos do Mundial. Foto: Imago

Fato é que os franceses, com um jogo a mais, visto que já finalizaram a fase de grupos, são os líderes de público na competição, com mais de 185 mil torcedores acumulando todas as partidas, enquanto o Real Madrid soma 133 mil com dois jogos disputados. A média de público, porém, é favorável aos espanhois: 66 mil contra 61 mil dos franceses.

Na terceira posição do ranking está o Boca Juniors, que fez uma verdadeira invasão nos Estados Unidos e levou mais de 120 mil pessoas aos seus jogos. No duelo contra o Bayern, pela segunda rodada da fase de grupos, no Hard Rock Stadium, 98% dos assentos disponíveis foram ocupados.

Segundo a Fifa, Real Madrid e Boca Juniors foram as equipes que venderam mais ingressos na primeira fase do torneio.

Para o duelo diante do RB Salzburg, encerrando a primeira fase para o Real Madrid, é esperado mais um grande público nas arquibancadas do Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O estádio tem capacidade para 68 mil espectadores e deve estar cheio para acompanhar o duelo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Apesar do alto número de torcedores em alguns jogos, Fifa sofre com estádios vazios

Real Madrid, Boca Juniors e PSG conseguiram encher seus jogos, no entanto, outras partidas ficaram com arquibancadas praticamente vazias. O preço dos ingressos, somado ao fato dos Estados Unidos não serem um país que acompanha muito o futebol, fez com que muitas partidas tivessem público abaixo do esperado.

Antes do início do torneio, a Fifa, inclusive, abaixou o preço de muitos ingressos e realizou diversas promoções para atrair público. Inclusive, chegou a vender ingressos por quatro dólares (cerca de 22 reais, de acordo com a cotação atual) para estudantes de uma universidade local para o jogo de abertura.

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.
Botão Voltar ao topo