Expulsão, ‘olé’ e mais: Xabi Alonso já tem 1ª vitória com selo Real Madrid para chamar de sua
Mesmo jogando 85 minutos com dez jogadores, Real Madrid mostrou seu poder dentro de campo e conseguiu primeira vitória no Mundial de Clubes

O Real Madrid conquistou sua primeira vitória no Mundial de Clubes, e não foi qualquer resultado. O clube jogou praticamente durante toda a partida com um atleta a menos, escutou a torcida gritar ‘olé', nas arquibancadas e superou a pressão inicial do adversário, mas mesmo assim soube se reorganizar dentro de campo e vencer o Pachuca, por 3 a 1, com gols de Jude Bellingham, Guler e Valverde. Montiel descontou para os mexicanos.
O Real Madrid ainda com onze homens em campo, viu o Pachuca ter a chance de abrir o placar logo dois minutos de jogo, mas a zaga Merengue desviou o tiro de Rondón. Aos 6′, novamente um ataque da equipe mexicana, mas dessa vez Asencio acabou puxando o venezuelano e impedindo o lance da jogada, sendo expulso de campo com cartão vermelho direto, mostrado pelo árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel, deixando o clube espanhol com um a menos.
Com dez em campo, o Real Madrid ouviu um ‘olé' vindo das arquibancadas do Bank of America Stadium, já que os mexicanos aproveitaram a superioridade numérica para reter a bola. A provocação da torcida rival, porém, sairia cara.
O Pachuca seguiu pressionando e buscando abrir o placar, no entanto, viu Bellingham aos 34′, receber de Arda Guler e bater cruzado para abrir o placar. Minutos depois, foi a vez do assistente deixar o dele, ampliando o placar.
Na segunda etapa, o Pachuca ganhou mais força e passou a levar mais perigo ao gol madridista, no entanto, Courtois seguia fazendo belas defesas e salvando a meta da equipe espanhola. Mas a tarde era mesmo do elenco comandado por Xabi Alonso. Aos 24′, Valverde marcou o terceiro do gigante espanhol.
Apesar da grande atuação, Courtois não era conseguiu sair sem ser vazado, e o Pachuca diminuiu aos 34′, com Montiel, que arriscou de fora da área e, após desvio em Tchouámeni, e morrer no fundo das redes.
No fim do jogo, um episódio lamentável chamou atenção. Uma discussão entre Rudiger e Gustavo Cabral, experiente atleta argentino do Pachuca, paralisou a partida. Em seguida, o árbitro brasileiro fez com as mãos o gesto em “X”, indicando que poderia ter havido um caso de abuso entre os atletas, muito provavelmente um episódio de racismo. Abatti Abel mandou o jogo seguir e, como restavam poucos minutos, a partida se encerrou, mas os dois seguiram discutindo.

Mesmo com um a menos, Xabi Alonso se manteve firme aos seus ideais
Na segunda partida no comando do Real Madrid, Xabi Alonso já mostrou que deve se manter firme em suas ideias. Mesmo com um a menos desde os 6′, o espanhol não mudou a escalação inicial que entrou em campo, apenas reposicionando os atletas em campo e mantendo o ataque inicial, composto por Vini Jr., Gonzalo García e Valverde.
Sem substituições, Xabi seguiu com o seu plano inicial. O treinador ajustou o time durante a parada para hidratação e, logo na sequência, viu a equipe abrir dois de vantagem ainda no primeiro tempo.A primeira alteração feita pelo técnico espanhol foi apenas no retorno para o segundo tempo, quando Gonzalo García saiu para a entrada de Brahim Díaz.
No decorrer da segunda etapa, o treinador fez outras mudanças, optando pela entrada de Modric no lugar de Guler, e Ceballos substituindo Bellingham. Depois, Arnold saiu para entrada de Rudiger e Muñoz no lugar de Vini Jr.
Firme em seus ideais, Xabi viu sua estratégia dar certo, e mesmo atuando 85 minutos com dez jogadores, conseguiu uma vitória com segura diante de um perigoso Pachuca, e agora vai para a última rodada, diante do Salzburg, para buscar a classificação para as oitavas de final.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Veja os próximos jogos do grupo H
- RB Salzburg x Al Hilal – 22/06, às 19h (de Brasília) – segunda rodada
- Real Madrid x RB Salzburg – 26/06 – 22h (de Brasília) – terceira rodada
- Pachuca x Al Hilal – 26/06 – 22h (de Brasília), terceira rodada.