Mundial de Clubes

Xabi Alonso dá dica para Vinicius Júnior recuperar boa fase no Real Madrid

Antes de entrar o Pachuca, novo técnico dos Merengues elogiou atacante brasileiro

Após ser o melhor do mundo pela Fifa em 2023/24, Vinicius Júnior enfrentou uma temporada abaixo no Real Madrid, acompanhada por uma queda coletiva do time então treinado por Carlo Ancelotti. Na estreia do Mundial de Clubes, agora sob comando de Xabi Alonso, o brasileiro manteve a fase ruim e foi criticado na Espanha.

O novo treinador dos Merengues, porém, rechaça a ideia que o futebol do atacante da seleção brasileira necessite ser resgatado. Na verdade, o comandante aponta que Vini só precisa aproveitar o esporte e estar ligado em sua essência para contribuir com sua equipe.

— Não acho que ele precise ser recuperado. Eu o vejo bem, mas todos queremos incentivá-lo para que seja decisivo. Vinicius tem essa qualidade e esse futebol diferente e imprevisível. Quando consegue desfrutar e se conectar com sua essência, ajuda muito a sua equipe — disse Alonso em entrevista coletiva neste sábado (21).

Estreia de Vinicius Júnior com Xabi Alonso foi abaixo

Vinicius Júnior cumprimenta Xabi Alonso em jogo do Real Madrid
Vinicius Júnior cumprimenta Xabi Alonso em jogo do Real Madrid (Foto: Imago)

Foi possível enxergar, mesmo que de forma rápida, qual o plano de Xabi para Vinicius Júnior no empate com o Al-Hilal na abertura da Copa do Mundo de Clubes. O ponta esquerda, ao invés da liberdade para atacar por dentro que tinha com Ancelotti, ficou preso à linha lateral para dar amplitude e focar nos duelos mano a mano.

A ideia, ainda inicial, não deu tão certo. Sem confiança, o atacante venceu poucos duelos e errou na tomada de decisão, não só por questões individuais, mas também coletivas.

Vini Jr contra o Al-Hilal:

  • 80 minutos jogados, 40 toques na bola, 3 passes decisivos, 1 grande chance criada, 1 finalização e 2 dribles certos (de 5 tentados)
Mapa de calor de Vinicius Júnior contra o Al-Hilal
Mapa de calor de Vinícius Júnior contra o Al-Hilal (Foto: SofaScore)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Real Madrid precisa vencer no Mundial de Clubes

O empate com o Al-Hilal ficou marcado pelo desempenho abaixo do Real no primeiro tempo, sendo dominado pelos sauditas, e a reação na etapa final, perdendo pênalti no finalzinho. Xabi Alonso gostou da reação após o intervalo e apontou que o time deve seguir jogando daquele jeito.

— O primeiro tempo do outro dia não foi ótimo, mas a reação foi positiva. Nos unimos mais e melhoramos com a bola. Esse deve ser o caminho a seguir, e estamos trabalhando um pouco nisso. Mas estamos treinando há cinco dias. Tentar fazer muita coisa em pouco tempo pode ser contraproducente. É preciso saber gerenciar informações e priorizar.

Após empatar com o time mais forte do grupo H, os Merengues precisam vencer — e fazer saldo para ter a liderança — nos dois jogos restantes da competição. Primeiro, enfrenta o Pachuca neste domingo (22), time que perdeu a estreia para o RB Salzburg. O problema será superar, novamente, a ausência de Mbappé, que será substituído pelo jovem Gonzalo García, autor do único gol do Madrid até aqui.

— [Espero] Uma partida intensa e muito importante. Queremos jogar bem e vencer em uma competição tão curta. Na fase de grupos, depois do sorteio, precisamos vencer. Queremos jogar de forma mais completa, tanto com a bola quanto sem ela. O calendário nos obriga a competir bem — disse Alonso.

— [O técnico do Pachuca] Jaime Lozano tem uma carreira admirável. Agora ele está assumindo um novo desafio no Pachuca. Vi o amistoso contra o Al Ahly, contra o Salzburg… eles têm times corajosos e proativos. Eles têm um bom jogo de pés. Amanhã temos um bom adversário — elogiou em outro momento da coletiva.

O Real finaliza a fase de grupos contra o Salzburg na próxima quinta (26), com a expectativa do retorno do camisa nove. Se avançar, a depender como líder ou não, o time de Vinicius Júnior e Xabi Alonso enfrenta o representante do grupo G, que conta com Manchester City, Juventus, Al Ain e Wydad FC.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo