Mundial de Clubes

A primeira missão do Al-Ittihad de Benzema no Mundial é eliminar o recordista e simbólico Auckland City

Recuperado de problema físico, Karim Benzema reforça o Al-Ittihad na estreia da equipe saudita no Mundial de Clubes

Vai começar o Mundial de Clubes 2023! Na tarde desta terça-feira (12), a partir das 15h (horário de Brasília), Al-Ittihad x Auckland City se enfrentam no King Abdullah Sport City Stadium, em jogo válido pela primeira fase do torneio. Quem vencer o duelo entre sauditas e neozelandeses avança às quartas de final para encarar o tradicionalíssimo Al Ahly, um dos clubes mais vitoriosos do futebol mundial, dono de onze títulos da Champions League da África.

Volta de Benzema é o principal trunfo de um Al-Ittihad irregular

Recheado de personagens conhecidos no elenco, o Al-Ittihad tem deixado a desejar na atual temporada. Assim como Al-Hilal e Al-Nassr, o clube também investiu pesado e trouxe jogadores de renome no cenário internacional. No entanto, diferente dos dois citados, que ocupam primeira e segunda colocação do Campeonato Saudita, respectivamente, a equipe de Karim Benzema e companhia é apenas a quinta colocada, com 28 pontos conquistados. Em 16 rodadas disputadas no certame até o momento, o time venceu oito, empatou quatro e perdeu quatro. São 31 gols marcados e 18 sofridos.

Além de Benzema no comando de ataque, o Al-Ittihad conta com os volantes Kanté (ex-Chelsea) e Fabinho (ex-Liverpool) no setor de meio-campo. Enquanto o francês se destacou com a camisa do Chelsea e se tornou xodó da torcida dos Blues, o brasileiro deixou saudades no Liverpool de Jürgen Klopp. Campeão do mundo com o Corinthians em 2012, Romarinho é outro que integra o elenco saudita. Marcelo Grohe, ex-Grêmio, é o goleiro.

Multicampeão com o River Plate, Marcelo Gallardo é o técnico do Al-Ittihad. O clube anunciou a contratação do treinador argentino em novembro e, desde estão, ele comanda a equipe. Nos cinco primeiros jogos à frente do novo time, o sul-americano obteve três vitórias, um empate e uma derrota. O revés, inclusive, ocorreu no último compromisso do plantel antes do Mundial de Clubes. Na última quinta-feira (7), o Dhamk superou o Al-Ittihad por 3 a 1, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Saudita.

Presente no Mundial pelo fato de ser o atual campeão do país-sede, o Al-Ittihad chega com boas perspectivas no torneio, apesar da fase irregular. Karim Benzema está recuperado de dores na região lombar e não deve ser problema para a estreia do time saudita. Principal estrela da companhia, o atacante francês já marcou nove gols e concedeu quatro assistências em 13 jogos pela nova equipe. Em contrapartida, o zagueiro brasileiro Luiz Felipe, lesionado, não terá condições de jogo.

Auckland City é o recordista em participações no Mundial

O Auckland City, por sua vez, garantiu vaga no Mundial de Clubes por ter conquistado a Champions League da Oceania. O time neozelandês chega para sua 11ª participação no torneio e é o recordista neste quesito. A equipe não entra em campo por uma competição oficial há mais de duas semanas. Seu último compromisso foi contra o Wellington Olympic. Na ocasião, o Auckland acabou derrotado por 2 a 0 e amargou o vice-campeonato da Liga Nacional da Nova Zelândia.

Apesar de ter disputado o Mundial de Clubes em 10 oportunidades, o Auckland nunca chegou perto do título. A melhor campanha do clube foi em 2014, quando ficou em terceiro lugar. Na campanha em questão, a equipe neozelandesa deixou para trás Moghreb Tétouan e ES Sétif. Perdeu por 2 a 1 para o San Lorenzo, e ganhou o bronze em cima do Cruz Azul.

O atacante sul-africano naturalizado neozelandês Ryan de Vries foi o grande destaque da temporada 2023 do Auckland, marcando 25 gols. Angus Kilkolly, também atacante, se destacou com 17 bolas na rede. Para o Mundial de Clubes, o time contará com o argentino Emiliano Tade, maior artilheiro da história do clube. Tade já balançou as redes mais de 134 vezes com a camisa da equipe.

Os estrangeiros que vão defender o Auckland no Mundial são: Sebastián Ciganda (goleiro uruguaio), Timothy Boulet (zagueiro vanuatense), Gerard Garriga (meia espanhol), Emiliano Tade (atacante argentino) e Zhou Tong (atacante chinês). Além dos citados, o espanhol Albert Riera, de 39 anos, é o técnico do time neozelandês. Em 77 jogos à frente da equipe, o jovem treinador obteve 65 vitórias, seis empates e seis derrotas.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo