Eles estão de volta: Romarinho e Benzema devem reforçar o Al-Ittihad no Mundial de Clubes
Destaques do Al-Ittihad, Karim Benzema e Romarinho estão totalmente recuperados de lesões e devem estar disponíveis para a estreia no Mundial de Clubes
O Al-Ittihad recebeu boas notícias faltando pouco tempo para a estreia no Mundial de Clubes de 2023. O atacantes Karim Benzema e Romarinho estão totalmente recuperados de suas lesões, retomaram “o ápice da condição física” e voltaram a treinar com o restante do grupo desde a última sexta-feira (8).
Principal destaque dos Tigres, Benzema sentiu dores na lombar durante a vitória sobre o Al Khaleej no fim de novembro, pelo Campeonato Saudita, e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Já Romarinho, maior artilheiro da história do clube com 96 gols, não entra em campo desde o dia 10 do mês passado, quando sofreu uma lesão muscular nos minutos iniciais do triunfo sobre o Abha.
Let’s do it tigers ⚫️??
pic.twitter.com/ZPf3KHR6zS— Ittihad Club (@ittihad_en) December 8, 2023
Sem sua dupla de ataque titular, o Al-Ittihad foi derrotado pelo Damac por 3 a 1 na quinta-feira (7), pela 16ª rodada do Campeonato Saudita. O jogo foi o último da equipe comandada por Marcello Gallardo antes do Mundial de Clubes. Os Tigres estreiam na terça-feira (12) contra o Auckland City, da Nova Zelândia, em Jidá.
O vencedor do confronto enfrentará o egípcio Al-Ahly, atual campeão da Liga dos Campeões da África. Já quem levar a melhor na partida de quartas de final, marcada para sexta-feira (15), vai encarar o Fluminense na semifinal do dia 18. Do outro lado da chave, o mexicano Léon e o japonês Urawa Reds decidirão qual será o adversário do Manchester City.
Kanté também está de volta
E não é só Karim Benzema e Romarinho que se recuperaram às vésperas do torneio da Fifa. Outro destaque do Al-Ittihad contratado na última janela de transferências, o volante N'golo Kanté também retomou a forma física após quase um mês sem entrar em campo, retornou contra o Damac e estará à disposição no Mundial de Clubes.
Assim como Romarinho, o francês sofreu uma lesão muscular no dia 10 de novembro, durante o jogo contra o Abha, e precisou ser substituído. Na quinta-feira, no entanto, ele fez sua primeira partida desde então, sendo titular na derrota fora de casa e atuando por pouco mais de 60 minutos.
Tigers today ⚫️? pic.twitter.com/N2L8kHdUjm
— Ittihad Club (@ittihad_en) December 8, 2023
Por outro lado, o brasileiro Luiz Felipe está descartado da competição. O zagueiro começou jogando diante do Damac, mas deixou o gramado no primeiro tempo por uma lesão muscular. Na sexta-feira, o Al-Ittihad confirmou a contusão e informou que o prazo de recuperação deverá ser de seis semanas.
Al-Ittihad tem elenco experiente em Mundiais
Com a maioria de seus destaques disponíveis, o Al-Ittihad terá um grupo experiente em Mundiais de Clubes para disputar a edição de 2023. O próprio clube não é novato no torneio, tendo ficado na quarta colocação em 2005 após superar o Al-Ahly nas quartas de final e perder para São Paulo na semifinal e Deportivo Saprissa (Costa Rica) na disputa pelo terceiro lugar.
Curiosamente, os três jogadores recém-recuperados de lesão tem boas histórias no Mundial de Clubes. Benzema, por exemplo, tem cinco títulos da competição, todos pelo Real Madrid. O atacante francês disputou as edições de 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022, somando nove jogos, quatro gols e três assistências.
Já na edição de 2021, disputada no início de 2022, N'golo Kanté foi titular na decisão contra o Palmeiras e sagrou-se campeão com Chelsea. Em 2012, foi Romarinho quem conquistou a competição pelo Corinthians, tendo participado da semifinal contra o Al-Ahly e ficado no banco durante a final com o Chelsea. O atacante brasileiro ainda foi artilheiro do Mundial de 2017, marcando dois gols pelo Al-Jazira e terminando em quarto lugar. Na derrota por 2 a 1 para o Real Madrid na semifinal, foi ele quem abriu o placar e marcou o único gol do time emiradense.
PROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FUNDOOOOOOOOOO DO GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! ROMARINHO ABRE O PLACAR CONTRA O REAL MADRID NO MUNDIAL! 1X0! pic.twitter.com/wzbcSi69dO
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) December 13, 2017
O Al-Ittihad poderia ter um quarto vencedor do Mundial de Clubes, mas o volante Fabinho ficou fora da competição em 2019 por uma lesão no tornozelo e não integrou o elenco campeão do Liverpool. Outro brasileiro, o goleiro Marcelo Grohe, também poderia ter tido sorte melhor, mas acabou ficando com o vice-campeonato em 2017 com o revés por 1 a 0 para o Real Madrid na decisão.