Benzema perde pênati, estrelado Al-Ittihad decepciona e Al-Ahly enfrentará Fluminense na semi do Mundial
Mais consciente em campo frente a um desorganizado Al-Ittihad, o Al-Ahly aplicou sonoro 3 a 1 e será o adversário do Fluminense de Fernando Diniz.

O Al-Ahly será o adversário de Fluminense de Fernando Diniz na semifinal do Mundial de Clubes. O gigante venceu, com autoridade, o endinheirado Al-Ittihad dentro da Arábia Saudita por 3 a 1. Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro em 2022 e ex-Real Madrid, desperdiçou um pênalti quando a partida ainda estava um 1 a 0 para o adversário.
O Al-Ittihad pagou pela falta de padrão tático – o badalado técnico argentino Marcelo Gallardo chegou há menos de um mês – frente a um Al-Ahly valente que, após abrir o placar, foi letal nos contra golpes e não deu chance para o time dos brasileiros Romarinho, Fabinho e Igor Coronado voltarem para o jogo.
Com a vitória, o Al-Ahly enfrentará o Fluminense na próxima segunda-feira (18). No dia seguinte, o Manchester City encara o japonês Urawa Red Diamonds pela outra vaga na grande final do Mundial de Clubes, marcada para o dia 22 de dezembro.
Trocação franca no primeiro tempo teve Al-Ahly como vitorioso
Mesmo com o estrelado Al-Ittihad jogando em casa, foi o Al-Ahly que começou em cima na partida. Logo aos cinco minutos, El-Shahat pegou uma sobra da defesa e emendou para o gol. Em uma ação providencial, o zagueiro Hegazy bloqueou na pequena área e impediu o primeiro gol dos egípicios.
A resposta dos donos da casa veio de um velho conhecimento dos brasileiros. Aos nove minutos, Kanté cruzou da direita e, após a defesa do Al-Ahly não conseguir cortar definitivamente, a bola ficou nos pés de Romarinho. O atacante ex-Corinthians dominou e fuzilou, mas parou em linda defesa do goleiro El Shenawy.
A intensidade inicial da partida combinava com a festa das duas torcidas que lotavam o King Abdullah Sport City Stadium. Aos 18 minutos, porém, foi o mar vermelho que vibrou nas arquibancadas. Após bola lançada na área do Al-Ittihad, Kadesh acabou interceptando a bola com o braço esquerdo. Acionado pelo VAR, o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela foi ao monitor e confirmou o pênalti para os egípicios. O lateral Maâloul bateu no meio, com força e abriu o placar para o Al-Ahly.
Atrás no placar, era visível que o senso de urgência do Al-Ittihad se intensificou. Logo depois do gol egípicio, Benzema pediu aos companheiros que subissem a marcação para pressionar a saída de bola dos defensores do Al-Ahly. Com os donos da casa em cima, Kharaba conseguiu recuperar uma bola no meio de campo e de lá mesmo tentou surpreender o goleiro Al-Mayouf, que estava adiantado. O arqueiro do Al-Ittihad se esticou e fez uma segura defesa.
6 – O Al Ahly se tornou o primeiro time da história a chegar em seis semifinais de Mundial de Clubes da FIFA. No entanto, o time egípcio nunca conseguiu avançar à final. Experiente. pic.twitter.com/RPmFCl4qXy
— OptaJoao (@OptaJoao) December 15, 2023
Buscando a igualdade no placar, o Al-Ittihad passou a tentar acionar sua maior estrela. Aos 37 minutos, a defesa egípicia não cortou cruzamento e a bola ficou para Benzema dentro da área. O francês emendou para o gol, mas parou em firme intervenção de El-Shenawy. Esse duelo viria a se repitir alguns minutos depois em uma situação mais clara ainda de gol.
Isso porque aos 40 minutos, o árbitro Jesús Valenzuela foi chamado novamente pelo VAR. No monitor, o árbitro analisou um lance muito parecido ao pênalti já apitado na partida. A diferença foi que o infrator que colocou a mão na bola era um defensor do Al-Ahly. Após a confirmação da penalidade máxima, Benzema foi para a bola, mas bateu no meio, com certa displicência e parou em defesa do vibrante El-Shenawy.
O Al-Ahly ainda poderia ter ido para os vestiários com uma vantagem maior. Já nos acréscimos, o zagueiro Hegazy errou feio em um recuo para o goleiro Al-Mayouf. Hahraba se antecipou, driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo e acabou batendo para fora. Gigantesca chance perdida para os egípicios.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Segundo tempo expôs falta de organização do Al-Ittihad de Gallardo
O castigo para os sauditas veio logo na sequência e foi cruel. Aproveitando contra-ataque, El Shahat foi acionado por Kahraba. Com calma, o atacante dominou e finalizou com maestria no canto para vencer o Al-Mayouf. A festa egípicia ainda era total no estádio quando o Al-Ahly aproveitou mais uma vez a falta de coesão do time de Gallardo.
A HUGE victory for @AlAhly who progress to the #ClubWC Semi-Finals. ?
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 15, 2023