México

Após mais de uma década e muitos altos e baixos, Chicharito deve voltar para a casa: o Chivas Guadalajara

Livre no mercado, Chicharito dá luz verde para Chivas, que negocia retorno do badalado atacante de 35 anos

O interminável Chicharito Hernández está perto de anunciar sua mais nova empreitada no futebol. De acordo com a “ESPN”, o atacante mexicano deu luz verde para retornar ao Chivas Guadalajara, clube que o revelou em 2006. Ele teria dito ao presidente do time, Amaury Vergara, que está disposto a jogar o Clausura da Liga MX 2024.

Aos 35 anos de idade, Chicharito está livre no mercado depois de passagem pelo Los Angeles Galaxy, da Major League Soccer (MLS). Enquanto se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho (sofreu em junho de 2023), o atacante analisa propostas de clubes interessados em seu futebol. Ele teve ofertas da MLS, Europa e Oriente Médio, mas nenhuma foi tão atraente quanto um retorno ao Chivas, que agora pode iniciar as negociações diretamente com o staff do atleta.

Contratado pelo Los Angeles Galaxy em janeiro de 2020, Chicharito Hernández correspondeu as expectativas no clube norte-americano. Na terra do Tio Sam, marcou 39 gols em 82 partidas e faturou um prêmio – o MLS All-Star de 2022. O atacante mexicano deixou o time em novembro de 2023. Antes da grave lesão e eventual saída do LA Galaxy, ele vinha em baixa na equipe. Balançou as redes apenas uma vez em 12 jogos no ano passado, somando todas as competições.

Maior artilheiro da história da Seleção Mexicana, Chicharito não joga pelo país desde 2019. O atacante não descartou o retorno à seleção e afirmou em 2023 que conversou com Diego Cocca (técnico do México na época) sobre as portas abertas para uma futura convocação. Jaime Lozano é quem comanda o plantel atualmente.

Números de Chicharito no futebol europeu

Revelado em 2006 pelo Chivas, Chicharito Hernández permaneceu no clube até 2010. Graças ao seu ótimo desempenho na equipe mexicana, o atacante chamou a atenção de diversos clubes europeus. Dentre eles, o Manchester United, que o contratou em abril daquele ano. Pelos Red Devils, marcou 59 gols e concedeu 20 assistências em 157 partidas, e ajudou o gigante inglês a vencer duas vezes a Premier League (2010/11 e 2012/13).

Em setembro de 2014, Chicharito chegou ao Real Madrid por empréstimo de uma temporada. Na equipe espanhola, o mexicano não vingou. Anotou nove tentos em 33 jogos e não encantou a torcida merengue. Antes de acertar com o LA Galaxy, o mexicano passou por Bayer Leverkusen, West Ham e Sevilla. Abaixo, confira os números do jogador por cada equipe europeia.

Manchester United
– 157 jogos
– 59 gols
– 20 assistências

Real Madrid
– 33 jogos
– 9 gols
– 9 assistências

Bayer Leverkusen
– 76 jogos
– 39 gols
– 9 assistências

West Ham
– 63 jogos
– 17 gols
– 4 assistências

Sevilla
– 15 jogos
– 3 gols

Chicharito em ação pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

O que Chicharito encontrará no Chivas?

Segundo maior campeão da Liga MX (primeira divisão do futebol mexicano), o Chivas Guadalajara terminou na quinta colocação do Apertura 2023 e foi eliminado nas quartas de final dos playoffs. Em dezembro, o clube anunciou a saída do técnico Veljko Paunovic. Ex-meio-campista do Boca Juniors e do Real Madrid, Fernando Gago assumiu o comando da equipe.

A estreia do Chivas no Clausura da Liga MX está marcada para o dia 13 de janeiro (sábado), quando enfrenta o Santos Laguna, a partir das 22h (horário de Brasília), em casa, no Estádio Akron.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo