Leste Europeu

Você não tem noção do quanto esses times precisam viajar para se encontrar

O Sakhalin está com dificuldades na segunda divisão russa. O clube de Yuzhno-Sakhalinsk ocupa a 16ª posição após 18 rodadas, com apenas 15 pontos, e ocupa a zona de rebaixamento. Vencer o Baltika nesta sexta é fundamental, ainda mais porque o adversário é o 15º colocado. A vitória não é uma certeza, mas considerando o desgaste que o time adversário deve ter ao entrar em campo, essa possibilidade aumenta. Tudo porque enfrentou a maior viagem dentro de uma liga nacional do mundo.

LEIA TAMBÉM: Fifa coloca Crimeia no mapa da Rússia e é obrigada a pedir desculpas pela gafe

Yuzhno-Sakhalinsk é a maior cidade das ilhas Kurilas, arquipélago russo no Oceano Pacífico localizado imediatamente ao norte de Hokkaido, Japão. Aliás, as Kurilas chegaram a fazer parte do Império Japonês e até hoje o governo de Tóquio reclama a devolução do território. Kaliningrado, casa do Baltika, é um enclave russo no Mar Báltico entre a Polônia e a Lituânia, o outro extremo do maior país do mundo.

Um torcedor que resolva ir por terra terá de percorrer 10.500 km de estrada, uma distância equivalente entre São Paulo e Varsóvia, Polônia, ou São Francisco, Estados Unidos. De avião é um pouco mais “fácil”. Como as duas cidades estão em latitudes altas, é possível cortar caminho pelo Polo Norte. assim, a distância seria de “apenas” 7.476 km, o mesmo que ir do Rio de Janeiro a Lisboa. Como não há voos diretos entre Yuzhno-Sakhalinsk e Kaliningrado, é preciso fazer uma conexão em Moscou, o que levaria a viagem a um tempo de cerca de 15 horas (segundo o site da Aeroflot).

Mas o problema não é apenas o tempo de voo. É lidar com o fuso horário. O jogo terá início às 21h de Yuzhno-Sakhalinsk. Enquanto os torcedores do Sakhalin entrarão no estádio à noite, os torcedores do Baltika estarão acompanhando a partida pela TV ou pela internet na hora do almoço, pois serão 13h em Kaliningrado.

Possibilidades por terra e ar para ir de Kaliningrado a Yuzhno-Sakhalinsk (Google Maps)
Possibilidades por terra e ar para ir de Kaliningrado a Yuzhno-Sakhalinsk (Google Maps)

Atualização às 13h

O jogo terminou 0 a 0. Bom para o Baltika, que segurou o tranco mesmo depois dessa longa viagem.

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.