Leste Europeu

Viktoria Plzen emocionou com dedicação do título tcheco a companheiro com doença crônica

O triunfo por 2 a 0 sobre o Vysocina Jihlava, nesta segunda-feira, garantiu ao Viktoria Plzen o título do Campeonato Tcheco com duas rodadas de antecedência. Foi apenas a terceira conquista do time na competição, o que a torna mais especial do que seria para o concorrente do time de Pilsen, o Sparta Praga. campeão em 33 oportunidades, por exemplo. Ainda assim, a grande história foi mesmo a homenagem que o time prestou a Marian Cisovsky. Diagnosticado há pouco mais de um ano com uma doença terminal (supostamente esclerose lateral amiotrófica), o zagueiro teve de se afastar dos campos. No entanto, segue com contrato com o clube, o que torna a conquista também dele.

VEJA TAMBÉM: Festa do Benfica acabou com pai e avô agredidos por policiais na frente das crianças

Após o triunfo que levou o time à conquista, os enfeites da festa já traziam a mensagem “título para o Cisu”, reproduzida também nas redes sociais do Viktoria Plzen. Em cima do pódio, abraçado por companheiros e ao som da torcida, que cantava seu nome, o zagueiro, de 35 anos, não conteve as lágrimas, que poderiam ter sido de lamentação por não ser parte ativa do título, mas que provavelmente foram de alegria por testemunhar o carinho que conquistou em sua história de quatro anos na equipe.

Técnico há mais de três décadas, Miroslav Koubek, comandante da equipe de Pilsen, revelou sua emoção com a homenagem a Cisovsky e afirmou que trocaria a conquista do Tcheco deste ano, sua primeira em toda a carreira, pela recuperação do zagueiro. “Acho que sou uma pessoa bastante dura, mas confesso que chorei. Não porque venci a liga, mas porque fiquei impressionado pelo Marian. Se o título, pelo qual esperei por 32 anos, pudesse ser trocado por um Marian Cisovsky saudável, eu faria isso imediatamente”, revelou.

Marian Cisovsky não tem nenhum prazo de retorno às atividades. Com apenas mais um ano de contrato com o campeão tcheco, o fim definitivo de sua carreira pode estar perto. A maneira como o time decidiu celebrar o título, no entanto, deve ser um belo capítulo derradeiro na vida profissional do atleta. Dentro das circunstâncias em que a vida o colocou, esse é certamente um dos melhores cenários que poderia ter.

Confira a homenagem do Viktoria Plzen ao zagueiro após a conquista do título:

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo