Por decisão da torcida, Dinamo Zagreb vai batizar seu campo de treinamentos com o nome de Luka Modric
Modric superou Boban, Prosinecki e Kovacic numa votação popular para ser homenageado pelo Dinamo

Homenagens em vida são sempre bem-vindas. E mais eloquente ainda se torna o reconhecimento a um jogador de futebol que continua na ativa. O Dinamo Zagreb, desta maneira, dedicará uma honraria a Luka Modric antes mesmo que seu antigo prata da casa pendure as chuteiras. Os alviazuis escolhiam o nome de seu campo de treinamentos, localizado ao lado do Estádio Maksimir. Em votação popular, a própria torcida do Dinamo elegeu o meio-campista como o homenageado. É um reconhecimento ao talento e um fortalecimento das raízes, assim como uma exaltação àquilo que o maestro representa à Croácia como país.
A votação foi realizada por uma plataforma online que possui os torcedores do Dinamo Zagreb como “associados” ao clube. Era uma competição de bastante peso, que envolvia como possíveis homenageados também Zvonimir Boban, Robert Prosinecki e Mateo Kovacic. Modric recebeu 44,91% dos votos. É uma vitória e tanto, ainda mais diante do simbolismo que Boban possui para o Dinamo e também para a Croácia como um todo, graças à briga campa que se tornou símbolo da independência do país. Pesou mais a cátedra de Modric, a história mais vitoriosa no futebol e também as duas campanhas inesquecíveis em Copas do Mundo.
Modric chegou ao Dinamo Zagreb quando tinha 16 anos, após iniciar sua carreira em Zadar, sua cidade natal. O meia ainda passou por empréstimos, antes de se firmar na equipe principal dos alviazuis a partir de 2005. Logo transformou-se num dos destaques do time, com três títulos do Campeonato Croata e dois da Copa da Croácia. Recebeu a braçadeira de capitão e foi eleito o melhor jogador em atividade no país, até ser vendido para o Tottenham em 2008. Apesar de tanto tempo longe, o maestro continua se referindo com carinho ao antigo time.
Vale lembrar também que Modric teve alguns atritos relacionados com o Dinamo Zagreb. O meio-campista era amigo de Zdravko Mamic, antigo presidente do Dinamo e execrado pelos torcedores. O jogador chegou a depor em defesa de Mamic durante investigações da justiça local sobre casos de corrupção envolvendo o dirigente, inclusive sobre o valor da transferência do prata da casa ao Tottenham anos antes. Entretanto, com o tempo, Modric se afastou dos imbróglios e o sucesso nas Copas do Mundo também ajudou a limpar sua imagem. Mamic rompeu sua ligação com o Dinamo há cerca de um mês, o que levou os torcedores a comemorarem a notícia nas ruas de Zagreb. A homenagem a Modric, então, se descola de tal relação.
Outra lenda do Dinamo Zagreb homenageada recentemente foi Zlatko Kranjcar. O ex-atacante teve papel muito importante no clube pelo qual atuou durante uma década, especialmente pela conquista do Campeonato Iugoslavo de 1981/82, que encerrou um jejum de 24 anos na liga nacional. Também foi treinador do time em diferentes ocasiões, além de ter comandado a seleção croata na Copa de 2006. O veterano faleceu em 2021 e agora o campo das categorias de base leva seu nome.