Milan tenta manter crescente na Serie A contra uma Atalanta ‘freguês’ e em queda
Vindo de duas vitórias seguidas no Italiano, Milan testa invencibilidade de cinco jogos contra da Atalanta
Um dos grandes confrontos da 15ª rodada da Serie A 2023/24 será entre Atalanta e Milan, às 14h (de Brasília) deste sábado (9), no Gewiss Stadium. De um lado, La Dea tenta se recuperar após quatro jogos sem vencer na competição e cair do quarto para o oitavo lugar na tabela de classificação. Do outro, os Rossoneri buscam mais um bom resultado para manter a sequência de duas vitórias seguidas, não se distanciar dos líderes e ir com moral para o duelo decisivo contra o Newcastle pela última rodada da fase de grupos da Champions League.
Além dos objetivos diferentes na Serie A, as equipes também têm metas dentro do próprio confronto. Afinal, a Atalanta vem sendo ‘freguês' do Milan nos últimos tempos, com quatro derrotas, um empate, dez gols sofridos e apenas três marcados nos cinco encontros mais recentes. Como mandante, o time de Bérgamo venceu somente uma das últimas sete partidas que disputou contra o clube de Milão.
Como vem a Atalanta
No fim de outubro, ao fim da décima rodada, a Atalanta ocupava a quarta colocação da Serie A, seis pontos atrás da líder Internazionale. Quatro jogos e pouco mais de um mês depois, o time comandado por Gian Piero Gasperini somou somente um ponto e figura na oitava posição com 20 pontos. Uma vitória contra o Milan não apenas encerraria a sequência ruim, mas também aproximaria ou, ao menos, não deixaria La Dea se distanciar da zona de classificação para competições europeias.
— A melhor forma de lidar com a situação é pensar jogo a jogo, e não na tabela de classificação. É tirar o máximo proveito de cada partida. Não tenho vontade de fazer proclamações ou previsões — declarou Gasperini em entrevista coletiva na sexta-feira (8).
? La ?????????? ?????? di mister #Gasperini alla vigilia di #AtalantaMilan è iniziata
? Coach Gasperini’s ????? ?????????? ahead of #Atalanta v Milan is underway#GoAtalantaGo ⚫️? #SerieATIM pic.twitter.com/0SMYGll24h
— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) December 8, 2023
O jogo deste sábado também vai marcar o reencontro de Charles De Ketelaere com o Milan. O belga foi contratado por €32 milhões em agosto de 2022 após se destacar no Club Brugge, mas não conseguiu emplacar no time rossonero e foi emprestado nesta temporada para a Atalanta, que tem opção de compra de € 22 milhões ao fim do acordo.
De Ketelaere teve um bom início em Bérgamo, com dois gols e duas assistências nas primeiras seis partidas que disputou pela nova equipe, mas não conseguiu seguir no mesmo nível e não contribuiu diretamente com nenhum gol na últimas dez vezes que entrou em campo. Contra o ex-clube, deverá ter sua 11ª oportunidade como titular sob o comando de Gasperini.
— Charles (De Ketelaere) fez um jogo decente na segunda-feira (na derrota por 3 a 0 para o Torino). Ele dá-me boas respostas. É um processo longo, mas há um crescimento constante. Amanhã será mais um teste e ele terá motivações muito elevadas — afirmou o técnico da Atalanta.
Como vem o Milan
Já o Milan quer acabar com as oscilações na Serie A. A equipe comandada por Stefano Pioli começou a competição com sete vitórias e uma derrota nas primeiras oito rodadas, mas depois ficou sem vencer por quatro jogos. Nas últimas duas semanas, se recuperou com dois triunfos sofridos em casa, sendo o primeiro por 1 a 0 sobre a Fiorentina com gol de pênalti e o segundo por 3 a 1 diante do Frosinone, que desperdiçou chances no primeiro tempo.
Com 29 pontos conquistados, os Rossoneri iniciaram a 15ª rodada em terceiro lugar e seis pontos atrás da Internazionale. A distância para a liderança já parece um tanto grande, mas não é muito diferente da vantagem que o Milan abriu para a Roma, que tem 25 pontos e é o primeiro clube fora da zona de classificação para próxima Champions League.
— O objetivo mínimo é o quarto lugar, mas podemos fazer ainda mais. O futebol que jogamos tem raízes profundas, conhecimentos certos. Temos de ser competitivos na Europa e na Serie A com as nossas ideias — disse Pioli em entrevista coletiva na véspera do jogo.
— A Atalanta é uma equipe que seguramente vai lutar por um lugar entre os quatro primeiros até o fim. Gasperini faz e vai continuar fazendo um grande trabalho. É uma equipe completa, embora tenham encontrado problemas nas suas últimas partidas. Eles têm qualidade, presença, organização, intensidade e força física. Então, temos que abordar a partida do melhor modo possível e produzir uma atuação de alto nível — completou o treinador.
Mr. Pioli falou sobre #AtalantaMilan e a pressão que o time da casa vai tentar exercer sobre os Rossoneri. Vem ver ??#SempreMilan pic.twitter.com/mg1D7TPPPI
— AC Milan BR (@acmilanbr) December 8, 2023
Uma das razões para a oscilação do Milan são os muitos desfalques por lesão. Com os zagueiros Pierre Kalulu, Mattia Caldara, Malick Thiaw, Simon Kjaer e Marco Pellegrino ainda no departamento médico, o lateral-esquerdo Theo Hernández terá de ser improvisado na posição novamente, assim como aconteceu contra o Frosinone. Quem também segue como baixa é o atacante Rafael Leão, que se recupera de uma lesão muscular e está sendo preparado para retornar diante do Newcaslte, na quarta-feira (13), pela Champions League.
Por outro lado, Ismaël Bennacer pode fazer sua primeira partida como titular desde maio. O volante argelino sofreu uma lesão na cartilagem do joelho direito ainda na temporada passada e retornou aos gramados diante do Frosinone, saindo do banco na reta final do segundo tempo.