Serie A

Lautaro revela estar ‘desapontado’ com as atitudes de Lukaku

Lautaro Martínez afirmou que Lukaku tem evitado as ligações dos antigos companheiros da Inter, enquanto busca sua transferência para a Juventus

A Internazionale passa por uma grande novela nesta janela de transferências: o futuro de Romelu Lukaku. O centroavante estava emprestado pelo Chelsea e os nerazzurri tentavam viabilizar a permanência do centroavante em definitivo. De início, o próprio Lukaku se mostrou disposto a ficar, enquanto os dirigentes buscavam uma solução financeira. Porém, a história se transformou nas últimas semanas. Lukaku passou dificultar as tratativas e não respondeu aos contatos, porque a Juventus indicou interesse em contratá-lo e ele preferiu ouvir a Velha Senhora. A atitude foi vista como uma traição pelos torcedores, enquanto o próprio esforço dos diretores interistas esfriou. Seu célebre parceiro de ataque, Lautaro Martínez não escondeu também sua decepção.

Lautaro deu uma longa entrevista à Gazzetta dello Sport, em que menciona o assunto. O novo capitão da Inter se disse “magoado” com Lukaku e revelou inclusive a falta de consideração do belga com os antigos companheiros. Conforme o argentino, seu parceiro de ataque não atendeu suas chamadas e nem mesmo de outros colegas interistas. Indica como a situação chegou a um ponto irremediável.

— Fiquei magoado com isso, essa é a verdade. Também tentei ligar para ele nesses dias de caos, ele nunca me respondeu, fez o mesmo com outros companheiros. Depois de tantos anos juntos, depois de tantas coisas que vivemos juntos, fiquei desapontado. A escolha é dele. Desejo a ele o melhor.

Lautaro e Lukaku formaram uma das duplas de ataque mais marcantes da história recente da Inter, especialmente pela conquista do Scudetto em 2020/21. Os dois atacantes disputaram 109 partidas juntos pelos nerazzurri, com uma parceria letal pela combinação entre explosão e faro de gol.

A nova parceria com Marcus Thuram

O novo companheiro de ataque de Lautaro Martínez será Marcus Thuram, trazido nesta janela de transferências após ficar sem contrato com o Borussia Mönchengladbach. O argentino elogiou seu adversário na final da Copa do Mundo e o comparou com Edin Dzeko, que partiu rumo ao Fenerbahçe.

— Marcus é muito inteligente, sabe usar o corpo, também é muito técnico. Precisamos dele, é um campeão, nos dará uma grande ajuda. Esperamos que ele entenda rapidamente o jeito da Inter de jogar e as ideias do treinador, que ele conheça os companheiros rapidamente. Marcus é parecido com Edin, gosta de jogar fora da área, de jogar com o time, de trocar passes. Mas sempre me adaptei com todos, como primeiro ou segundo atacante.

Proposta da Arábia Saudita

Lautaro Martínez confirmou que teve propostas para se transferir para a Arábia Saudita. Entretanto, declarou como seu desejo é continuar atuando em alto nível, por aquilo que a Inter oferece e também por suas perspectivas na seleção da Argentina.

— É verdade que recebi ofertas. Mas estou feliz na Inter e em Milão, não tenho razão para mudar. Minha família pensa o mesmo que eu. Os aspectos econômicos entram na sua cabeça, não adianta negar, é muito dinheiro. Mas depende de cada um. Escolhi assim porque quero continuar jogando em alto nível, estou pensando em me preparar bem para a próxima Copa América e para a próxima Copa do Mundo.

O papel de líder

Lautaro é o capitão da Internazionale, depois que lideranças importantes deixaram o clube – Samir Handanovic, Marcelo Brozovic, Milan Skriniar. O atacante já adotou um discurso de servir de exemplo e de transmitir sua experiência aos mais jovens.

— Usar a braçadeira significa assumir mais responsabilidades dentro do time, dentro dos vestiários. Mas sempre fiz isso antes. Eu tenho um objetivo: dar apoio aos companheiros que precisam. Estou preparado, pronto para isso. Para mim é uma motivação, quero fazer jus aos muitos campeões que usaram a braçadeira na história da Inter e deixar todos orgulhosos de mim. É verdade, jogadores importantes saíram, agora o grupo é mais jovem. Mas estou começando minha sexta temporada aqui: entendo tudo, conheço tudo, vou colocar em prática o que aprendi.

Além disso, Lautaro valorizou os novos contratados pela Inter.

— Vou dizer só uma coisa para os novatos: se você está aqui, se veste essa camisa, é porque você tem algo. Você foi escolhido, não está aqui por acaso. Você tem qualidade, força e mentalidade certas para entrar no San Siro e jogar. Dê tudo, o resto será cuidado pelos torcedores com o amor que nos acompanhará. Usar essa braçadeira significa assumir mais responsabilidades dentro da equipe e do vestiário. Mas sempre fiz isso antes.

A final da Champions

Perguntado sobre as perspectivas da Inter, Lautaro ainda vê o time em crescimento. O atacante avalia que a final da Champions foi um feito importante para demarcar o lugar do clube.

— A Inter está crescendo, esse é o termo certo. No ano passado, mantivemos o sarrafo alto. Por muitos anos, pelo menos enquanto estou aqui, a Inter funciona bem: você vê os resultados, coleciona troféus. Com a última Champions trouxemos a Inter de volta ao lugar que merece por sua história.

Muito criticado pela oportunidade perdida contra o Manchester City na decisão, Lautaro indicou estar com a consciência tranquila para seguir em frente com o clube.

— Estou bem comigo mesmo, apesar daquele lance. Fiz a escolha certa. Alguns dizem que eu deveria ter passado para o Brozovic, outros para o Lukaku. Naquele instante, decidi assim e tudo bem. Já assisti a muitos vídeos com Guardiola caído… Mas essa não é a única chance que tivemos naquela noite, carrego comigo tudo de bom que fizemos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo