Lukaku some e irrita a Inter, que irá procurar atacante na França
Fracasso nas negociações pelo belga levam a Inter e procurar novos alvos e identifica dois jogadores da Ligue 1 como apostas jovens

A busca da Inter de Milão por atacante teve uma mudança importante no fim de semana, com o clube saindo da disputa para contratar Romelu Lukaku. Com isso, a equipe de Milão busca opções no mercado. Dois jogadores da Ligue 1 estão na lista, ambos jovens e com bom destaque na França: Folarin Balogun e Elye Wahi.
A Ligue 1 é notória em formar talentos. A França é o país europeu que mais exporta jogadores para o exterior, segundo o relatório anual de transferências da Fifa. O país só fica atrás no mundo todo de Brasil e Argentina, os dois líderes nesse quesito.
A Inter definitivamente precisa de jogadores no ataque. O seu principal jogador no setor é Lautaro Martínez, que fez uma grande temporada e foi quem mais brilhou na caminhada da equipe rumo à final da Champions League. Joaquín Correa deve seguir no time, mas é um jogador visto como reserva.
Chegou Marcus Thuram, de 25 anos, que tem tudo para ter espaço no time pelo que mostrou nos últimos anos pelo Borussia Mönchengladbach. Mas a saída de Dzeko e com Lukaku não ficando, é preciso ter mais jogadores. E se Lukaku não será opção, com seus 30 anos, o clube italiano tem olhado para o mercado da Ligue 1 como uma chance de buscar bons jogadores.
O que aconteceu na negociação com Lukaku?
Lukaku esteve emprestado à Inter de Milão na última temporada, depois de um ano no Chelsea que não convenceu. Ele brilhou atuando pela Inter atuando de 2019 a 2021, onde se tornou ídolo e ajudou o time a conquistar o título italiano. Depois da passagem pelo Chelsea, com a sua saída despertando a fúria de setores da torcida. Quando ele retornou, foi bem recebido, apesar da desconfiança.
A sua permanência era considerada chave para o técnico da Inter, Simone Inzaghi. Depois de perder Edin Dzeko, que foi para o Fenerbahçe, ficar com Lukaku era importante para manter a característica do time. Foi trazido Marcos Thuram, mas ele é visto como uma alternativa, mais do que um titular claro. E tudo parecia encaminhado para a contratação, já que a Inter estava disposta a liberar André Onana, que quer ir para o Manchester United, por um valor que cobrisse a proposta por Lukaku.
A proposta feita pela Inter por Lukaku foi de algo em torno de €40 milhões, que foi aceita pelo Chelsea. Só que o que irritou os dirigentes nerazzurri foi que o jogador não respondeu à proposta e seus representantes não eram encontrados pelo clube. Ele sumiu e deixou a Inter sem saber o que aconteceu. O clube ainda se irritou ao descobrir que o atacante tinha aberto negociações com a Juventus. Então, a Inter se retirou da disputa pelo atacante. A Juventus negocia, mas apenas no caso de vender Dusan Vlahovic.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Balogun: o melhor ano da vida na França

A última temporada foi a melhor da carreira de Folarin Balogun. Nascido em Nova York, foi muito cedo para a Inglaterra, onde iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal. Até por ter crescido por lá, frequentou as seleções de base da Inglaterra, chegando até o nível sub-21.
No Arsenal, Balogun nunca teve muitas chances. Foram apenas 10 jogos pelo time principal, com dois gols e uma assistência. Chegou a ser emprestado ao Middlesbrough, em janeiro de 2022. Fez 21 jogos, marcou três gols e fez três assistências. Ainda não foi o bastante para dar o salto. Então, o Arsenal decidiu emprestá-lo para um clube de fora do país: o Stade Reims, em agosto de 2022.
Na França, Balogun se encontrou. A temporada 2022/23 foi a melhor da vida do atacante. Foram 39 jogos, 22 gols e três assistências. O seu desempenho chamou a atenção. Ficou em quinto lugar na lista de artilheiros, atrás de Kylian Mbappé (29 gols), Alexandre Lacazette (27 gols), Jonathan David (24) e empatado com Loïs Openda, com os mesmos 21 gols.
Seu destino no Arsenal ainda está indefinido. O jogador não quer mais ser emprestado e quer ser uma opção para jogar, ser titular no clube que ficar. O Arsenal não parece disposto a mantê-lo.
“Eu obviamente sai e o ponto era provar que eu poderia jogar como titular”, afirmou Balogun. “Eu senti que era capaz de fazer isso e mostrar às pessoas que posso jogar nesse nível. Eu acho que comigo voltando, não é muito a situação que preciso tentar provar alguma coisa com ainda mais esforço, acho que é uma decisão que não está realmente comigo”, continuou o jogador. “O que quer que aconteça, estou tranquilo com isso”.
Nesse que foi o seu melhor ano na vida, Balogun tomou uma decisão importante: atuar pela seleção americana. Ele esperava uma convocação da Inglaterra, onde passou viveu desde os dois anos de idade e onde começou a jogar profissionalmente, mas ele é americano, nascido em território americano, filho de pais nigerianos.
Fez a sua estreia em um jogo pesadíssimo: o duelo contra o México, na Liga das Nações da Concacaf, em uma contundente vitória por 3 a 0. Também esteve em campo na final da competição, diante do Canadá, e marcou o seu primeiro gol pelos Estados Unidos na vitória por 2 a 0 que garantiu o título. Tem tudo para ser um titular importante dos americanos neste ciclo que culminará na Copa do Mundo disputada no país, em 2026 — em parceria com México e Canadá.
Elye Wahi: rápido e bom finalizador

Uma alternativa que a Inter olha é o jovem Elye Wahi, de apenas 20 anos. Nascido em Courcouronnes, na França, ele é descendente de marfinenses. Formado nas categorias de base do Montpellier, está no time principal desde 2021. Na última temporada, fez 33 jogos e marcou 19 gols, além de seis assistências.
Com 1,84 metro de altura, atua primordialmente como centroavante, mas pode atuar pela ponta direita também em uma formação diferente. No total da sua carreira, fez 84 jogos na Ligue 1, com 32 gols marcados e nove assistências. Seu contrato com o Montpellier vai até 2025, então o clube pode negociar com tranquilidade por um bom valor, sem correr o risco de não aceitar e o jogador sair de graça, ao menos por enquanto.
Atuou em diversas seleções francesas de base, incluindo a sub-21, pela qual fez três jogos na Eurocopa da categoria, disputada em junho e julho deste ano. A França caiu nas quartas de final. Wahi foi reserva em todos os jogos e entrou em três das quatro partidas disputadas pelos Bleus.
Seu estilo de jogo tem muito de finalizador dentro da área. Não é um jogador tão forte para fazer pivô, mas é rápido e gosta de cortar para o meio antes de finalizar. Também tem um jogo aéreo importante e consegue ser uma ameaça às defesas pelo alto.
Ainda há chance da Inter contratar Lukaku?
Neste momento, parece muito difícil. Há um consenso na Inter que o comportamento de Lukaku na negociação indica que o jogador tinha outros planos e não há, neste momento, sequer um relacionamento entre os dirigentes e a equipe do jogador. Por isso, é mais provável que o jogador tenha outro destino, mesmo que seja a Juventus. Mas como tudo no futebol, isso ainda pode mudar até o fechamento da janela, que acontece dia 2 de setembro.