Juventus de Allegri segue a mesma pasmaceira, vence um Napoli ineficiente no ataque e joga pressão para Inter
Aproveitando as chances claras perdidas pelo Napoli, a Juventus conseguiu nova vitória magra e assumiu momentaneamente a liderança da Serie A
Algumas coisas nunca mudam, e aparentemente uma delas é que a Juventus de Massimiliano Allegri vai vencer por um placar magro independente do que acontecer em campo. Quem descobriu isso nesta sexta-feira (8) foi o Napoli, que desperdiçou grandes chances no primeiro tempo e saiu do Juventus Stadium derrotado por 1 a 0, na abertura da 15ª rodada da Serie A.
O zagueiro Federico Gatti foi quem garantiu o novo triunfo bianconeri, marcando de cabeça no início da segunda etapa. O camisa 4 já havia garantindo outra vitória magra da Juve diante do Monza na última sexta-feira (1) e foi quem abriu o placar no 2 a 0 sobre o Torino, em outubro.
Com o resultado, a Juventus está invicta há dez jogos. Foram dois empates e oito vitórias nesta sequência positiva, sendo sete dos triunfos por apenas um gol de diferença. Com 36 pontos conquistados em 15 rodadas, a equipe de Allegri assumiu a liderança momentânea da Serie A e jogou a pressão para cima da Internazionale, que cairá para o segundo lugar se não vencer a Udinese no sábado (9), no San Siro.
O Napoli, por sua vez, sofreu sua terceira derrota consecutiva somando todas as competições. Os confrontos dos Partenopei também não foram simples: além da Juve, foram derrotados pelo Real Madrid na Champions League e pela Internazionale na Serie A. O time comandado por Walter Mazzarri figura na quinta posição na tabela de classificação, com 24 pontos, mas pode terminar a rodada caso Fiorentina e Bologna vençam seus compromissos como visitantes diante de Roma e Salernitana, respectivamente.
Napoli desperdiça grandes chances e não abre vantagem
Juventus e Napoli fizeram um primeiro tempo movimentado em Turim. Os visitantes começaram melhor, pressionando alto a saída de bola da Velha Senhora e tendo mais posse de bola. A primeira chance foi dos Partenopei, com Matteo Politano recebendo na entrada da área, carregando da direita para dentro e finalizando de pé esquerdo para tirar tinta da trave direita de Wojciech Szczesny ao oito minutos.
Não demorou para os donos da casa responderem. Aos 17, Dusan Vlahović ficou com a bola dentro da área após grande jogada de Federico Chiesa pela esquerda e chutou de canhota em cima da marcação de Juan Jesus. O sérvio ficou com a sobra dentro da área e ajeitou de cabeça para Weston McKennie, que teve sua tentativa de bicicleta travada pelo goleiro Alex Meret.
Mas as melhores oportunidades da primeira etapa ainda estavam por vir — e foram do Napoli. Primeiro, aos 27 minutos, Victor Osimhen deixou Khvicha Kvaratskhelia sozinho dentro da área e de frente com Szczesny, mas o melhor jogador da última Serie A errou ao tentar encobrir o polonês e mandou por cima do gol. Depois, já aos 38, Giovanni Di Lorenzo teve enorme chance na pequena área depois de Bremer cabecear em cima de Federico Gatti, mas Szczesny defendeu o chute de primeira com o pé esquerdo. No rebote, a defesa bianconeri ainda travou as finalizações de Osimhen e Amir Rrahmani.
Não se perde oportunidades contra a Juventus de Allegri
As boas oportunidades desperdiçadas pelo Napoli no primeiro tempo certamente fariam falta. Afinal, a Juventus ficou conhecida nos últimos tempos por vencer partidas por placares magros mesmo quando não faz grandes atuações, especialmente sob o comando de Massimiliano Allegri. E foi exatamente isso que aconteceu após o intervalo.
A Velha Senhora abriu o placar em sua segunda boa chegada na segunda etapa, logo aos cinco minutos. Depois de uma tentativa de lateral longo na área, Andrea Cambiasso ficou com a sobra próximo da ponta da área pela direita e cruzou de pé esquerdo na segunda trave. Meret não saiu do gol, Gatti venceu o duelo aéreo com Di Lorenzo e Rrahmani e desviou de cabeça no canto esquerdo da meta visitante para fazer o Juventus Stadium explodir.
L'uomo del momento 🐈#JuveNapoli [1-0] pic.twitter.com/XQxoQKBqEu
— JuventusFC (@juventusfc) December 8, 2023
Antes de Gatti inaugurar o marcador, Vlahović havia carimbado a trave esquerda de Meret com um chute colocado de canhota de fora da área, mas o lance foi paralisado por impedimento na sequência. O Napoli também sofreu com o impedimento, já que Osimhen estava em posição irregular quando Politano aproveitou a saída errada de Szczesny e ajeitou de cabeça, aos 24 minutos. O nigeriano driblou o goleiro polonês e balançou a rede, mas o gol foi anulado sem precisar do auxílio do VAR.
Com a vantagem no placar, a Juventus se fechou na reta final para segurar a vitória. O Napoli não conseguiu furar o bloqueio de Allegri e repetir as oportunidades claras que teve no primeiro tempo, no máximo ameaçando em cabeçada de Nathan e chute de Di Lorenzo para fora, ambos sem muito perigo.