Itália

O possível destino de Paul Pogba, que voltará ao futebol em 2025

Meia francês teve suspensão reduzida para 18 meses pelo CAS e, embora tenha contrato com a Juventus até 2026, não deve continuar na Itália

O mês de outubro trouxe boas notícias a Paul Pogba. Suspenso por quatro anos pelo CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) por doping, o meia teve sua punição reduzida para 18 meses e abriu caminho para a volta, em março de 2025.

A suspensão inicial de Pogba foi definida após um teste antidoping positivo em setembro de 2023, que indicou a presença de DHEA (dehidroepiandrosterona), uma substância proibida, no organismo do jogador.

Essa substância estava presente em um suplemento alimentar que, segundo a defesa de Pogba, foi consumido por prescrição médica sem intenção de burlar as regras antidoping.

Convencido por esses argumentos, o CAS decidiu reduzir a suspensão do jogador. Rafaela Pimenta, advogada de Pogba, reforçou essa narrativa, afirmando que “Pogba nunca teve a intenção de infringir as regras“.

Logo após o anúncio da decisão, Pogba expressou seu alívio em um comunicado nas redes sociais:

— Finalmente, o pesadelo acabou. Após a decisão do CAS, posso agora sonhar novamente com o dia em que poderei voltar a perseguir meus sonhos. Sempre disse que nunca tomei nada que violasse conscientemente as regras da AMA (Agência Mundial Antidoping). Esse foi uma momento muito difícil. Estou ansioso para voltar ao campo.

Após suspensão, Pogba deve romper contrato com a Juventus

Paul Pogba em ação pela Juventus na temporada 2023/2024. Foto: Icon Sport
Paul Pogba em ação pela Juventus na temporada 2023/2024. Foto: Icon Sport

O retorno de Pogba aos gramados não garante que ele terá uma nova chance na Juventus, clube onde está contratado até junho de 2026.

A equipe italiana, agora comandada por Thiago Motta, passou por uma grande renovação e parece não contar mais com o francês em seus planos futuros.

Atualmente, o elenco da Juve tem boas peças no meio-campo, especialmente após as recentes chegadas de Koopmeiners, Douglas Luiz e Khéphren Thuram, que custaram um total de 120 milhões de euros.

Além disso, a Juventus enfrenta dificuldades financeiras, evidenciadas pelo balanço da temporada 2023/24, aprovado em setembro, que registrou um déficit de 199,2 milhões de euros.

Na soma das últimos cinco anos, o clube acumula um déficit de mais de 880 milhões de euros, que se agravou após a suspensão da Conference League na última temporada.

Diante de um contexto desfavorável, o contrato de Paul Pogba, que prevê 11 milhões de euros anuais, tornou-se um peso para a gestão financeira em Turim.

Durante o período de suspensão, Pogba recebeu um salário de 48 mil euros por mês, mas a partir de março de 2025, voltaria a receber o valor integral dos seus vencimentos.

O clube, no entanto, pode optar por rescindir seu contrato, aproveitando a legislação italiana que permite a quebra de vínculos com os atletas em casos de doping.

Segundo ex-companheiro, Pogba deveria voltar ao futebol francês

Patrice Evra e Paul Pogba em ação pela Juventus na temporada 2015/2016. Foto: Icon Sport
Patrice Evra e Paul Pogba em ação pela Juventus na temporada 2015/2016. Foto: Icon Sport

Pessoas próximas ao jogador duvidam que ele permanecerá em Turim. Patrice Evra, ex-jogador e atualmente comentarista do RMC Sport, afirmou que vê poucas chances de continuidade na Juventus.

— Eu não acho que haverá uma continuidade com a Juve. Ele não se encaixa mais nos planos do clube, que segue um caminho diferente agora — disse o ex-jogador no programa Rothen s'enflamme.

Em seguida, Evra ainda sugeriu ao meio-campista uma ida para o Olympique de Marseille: “Ele poderia começar um novo capítulo de sua carreira. Marseille seria o lugar perfeito para ele se reinventar.

O futuro de Pogba na Seleção Francesa com Didier Deschamps

Mesmo durante as incertezas do futuro de Pogba com a suspensão, Deschamps defendeu publicamente o jogador, afirmando que não acreditava que o meia teve a intenção de se dopar:

Por conhecê-lo bem, sei que isso não faz parte da sua mentalidade — disse o técnico da Seleção Francesa em fevereiro de 2024.

A redução da suspensão aumenta as chances de Pogba voltar a vestir a camisa da França, mas ele terá que lutar para reconquistar seu espaço.

Mesmo assim, Pogba, que irá completar 32 anos em março de 2025, nunca perdeu a esperança de retornar à seleção e tem relação próxima com o grupo, chegando a assistir ao jogo da França contra a Bélgica na Euro 2024.

Segundo o L’Équipe, Pogba sabe que sua história com a Seleção Francesa ainda pode não ter chegado ao fim, especialmente se ele conseguir retomar sua forma física assim que voltar aos gramados, em 2025.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo