Itália

Punição encerra precocemente uma carreira que Pogba destruiu há anos

Suspenso desde setembro de 2023, Pogba tem contrato vigente com a Juventus

Paul Pogba está suspenso do futebol por quatro anos. Em agosto de 2023, o ex-meia do Manchester United e da seleção da França testou positivo para o uso de testosterona sintética após um confronto da Juventus diante da Udinese, pela Serie A. A substância é terminantemente proibida pela Agência Mundial Antidoping. A Procuradoria Nacional Antidoping entrou com uma representação contra o jogador de 30 anos, o que foi aceita pelo Tribunal Antidoping da Itália, que aplicou a pena máxima sobre o francês. As informações são do jornal italiano La Reppublica.

Por conta da repercussão do caso, Pogba está suspenso preventivamente do futebol desde setembro de 2023. O ex-meia da Juventus ainda tentou uma contraprova em outubro do ano passado, mas o resultado foi o mesmo. Sendo assim, o francês ficará fora dos gramados até o dia 10 de setembro de 2027. A diretoria da Vecchia Signora estava preparada para rescindir o contrato com o meia e esperava pela confirmação da condenação para encerrar o vínculo com o jogador, que estava previsto para 2026.

Pogba nem estava relacionado para enfrentar a Udinese no dia 20 de agosto de 2023, mas foi escolhido para fazer o exame antidoping que constatou o uso da substância proibida por parte do francês. Apesar das tentativas da defesa do jogador em provar a sua inocência, a promotoria não acreditou em nenhum momento na versão apresentada pelos advogados do jogador, que afirmaram que o meia havia ingerido a substância de forma acidental.

Prestes a completar 31 anos, Pogba terá de tomar uma decisão em sua carreira, já que ao término de sua suspensão estará com 34. Se estiver longe da forma, pode ser que tal suspensão signifique o fim da carreira de um dos meias mais técnicos da história do futebol francês.

Suspensão de quatro anos por doping pode ser o fim da carreira do francês

Estamos observando de perto o que pode ser o fim de um dos grandes nomes da história do futebol francês. Versátil, de incrível capacidade técnica e inteligência de jogo e com uma batida na bola diferenciada, Pogba teve a melhor fase de sua carreira entre 2012 e 2016, quando vestiu a camisa da Juventus após se destacar nas categorias de base do Manchester United. Foi na Vecchia Signora que o francês pôde mostrar ao mundo a sua incrível aptidão para jogar futebol, vencendo por quatro vezes a Serie A e três vezes a Supercopa da Itália.

Em 190 jogos com a camisa da Juventus, Pogba marcou 34 gols e deu 41 assistências, números absurdos para um jogador de meio-campo e provam como o francês foi importante para o seu time na Itália. Apesar do momento mágico vivido na Terra da Bota, quis o destino que o francês optasse por voltar ao clube que o revelou. Em um primeiro momento, o retorno do meia para o Manchester United se demonstrou acertada, afinal, foi jogando pelos Red Devils que o volante conquistou o mundo pela seleção da França em 2018.

Porém, o que poderia ser a chance de Pogba entrar de vez na história do clube inglês e do futebol mundial se transformou no início da sua derrocada como atleta profissional. Sofrendo muito com lesões e por alguns problemas de indisciplina, o francês não foi nem sombra do que havia sido na Juventus defendendo o Manchester United. Na Inglaterra, somando a primeira e a segunda passagem em Old Trafford, o volante somou 234 partidas, marcando 39 gols, quase a mesma quantidade marcada em sua passagem pela Itália, com uma quantidade de jogos menor.

Pogba teve seu salário cortado pela Juventus

O francês recebia o maior salário da Juventus, cerca de oito milhões de euros por temporada (R$ 43 milhões de rejais aproximadamente) e teve o seu salário cortado substancialmente após a confirmação do resultado do seu exame. Segundo informações do Gazzeta dello Sport, desde setembro de 2023, Pogba recebe 42 mil euros ( R$ 226 mil reais) de salário mensal, o qual é o mínimo estipulado para atletas profissionais.

Campeão mundial com a seleção da França em 2018, Pogba entrou em campo pela última vez no dia três de setembro de 2023, na vitória da Juventus diante do Bologna pelo placar de 2 x 0. A suspensão do volante foi um baque enorme para o volante, que na época havia acabado de se recuperar de uma lesão e estava disposto a dar uma volta por cima em sua carreira. O jogador chegou a afirmar na época que iria provar o seu valor vestindo a camisa da Juventus e entregar o seu melhor para voltar a jogar em alto nível.

 

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo