Destaque da Euro quer se transferir para Juventus, mas Bologna tem outros planos
Riccardo Calafiori prefere continuar no futebol italiano, só que o clube do zagueiro quer mudança para o exterior

A Itália não conseguiu mais do que uma ida às oitavas de final na Eurocopa 2024. Com Luciano Spalletti no comando, o time sofreu na fase de grupos, avançou na bacia das almas e sucumbiu para Suíça no mata-mata.
Se houve um destaque nessa fraca campanha da Azzurra, foi o zagueiro Riccardo Calafiori.
Canhoto, o defensor mostrou uma enorme qualidade na saída de bola, sendo o autor da assistência que classificou o país às oitavas. Suspenso, fez falta na derrota por 2 a 0 que culminou na eliminação.
Ostentando 1,88m, também é forte e bom nos duelos individuais.
Por tudo isso, agita o mercado de transferências, aberto na última segunda-feira (1), e já conta com três gigantes europeus interessados.
Calafiori ao resgate da Itália ???
Heroico, ‘novo Maldini’ guia Azzurra às oitavas da Euro e força despedida de Modrichttps://t.co/rHDMF4IbFw
— Trivela (@trivela) June 24, 2024
Bologna prefere que Calafiori jogue por ingleses ao invés de Juventus
Segundo o jornalista especializado em transferências no futebol europeu Fabrizio Romano, Calafiori segue despertando interesse da dupla londrina Arsenal e Chelsea, mas o jogador “deu luz verde” para outro concorrente.
Trata-se da Juventus, interessada no atleta desde fevereiro, agora comandada por Thiago Motta, técnico que trabalhou com o zagueiro de 22 anos no Bologna na última temporada.
Porém, se depender dos Rossoblù, o defensor da seleção italiana irá para o exterior ao invés de reforçar um rival local, mesmo que o objetivo seja mantê-lo para disputa da Champions League na próxima temporada.
– Nós o contratamos há 12 meses, então vamos ver o que acontece no mercado, mas em nossas cabeças há a vontade de mantê-lo. Tentaremos mantê-lo, mas se ofertas importantes chegarem, teremos que levá-las em consideração. Não acho que ele vá para a Juventus, provavelmente irá para outro mercado.- afirmou o diretor-esportivo do Bologna, Giovanni Sartori, ao site italiano Calciomercato.
Ainda conforme o que publicou Romano, não houve proposta e a dupla inglesa busca alternativas para o negócio, considerado caro porque o Basel, clube anterior de Calafiori, receberá quase 50% de uma possível transferência.
??? Arsenal and Chelsea remain both interested in Riccardo Calafiori, as revealed last week.
Both clubs have explored conditions of the deal, expensive as Basel will get almost 50% of the fee.
↪️ Calafiori gave green light to Juventus but Bologna preference is to sell abroad. pic.twitter.com/D2MAJvaxoo
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 2, 2024
No último mês, segundo o jornal inglês The Athletic, o Liverpool aparecia entre os interessados no jogador italiano, enquanto o Bayer Leverkusen teria desistido pelo preço, disse o periódico alemão Kicker.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
A carreira de Riccardo Calafiori

Cria da base da Roma (e campeão por lá), o jovem nunca se firmou no time principal dos Giallorossi – também atrapalhado pelas várias lesões que sofreu. Desde a estreia no profissional, em 2020, foram apenas 18 partidas.
Sem espaço, foi emprestado por alguns meses para o Genoa, onde também teve questões físicas e só jogou três vezes.
Já que não se encontrou no futebol local, se mudou para a Suíça em 2022 por apenas 2,6 milhões de euros e finalmente brilhou, justificando as boas expectativas que levantava na base.
Também como lateral-esquerdo, jogou bem no Basel, ficando por só um ano até chegar no Bologna por 4 milhões.
Na equipe italiana, fez a melhor temporada da carreira até aqui com 33 jogos, dois gols marcados e cinco assistências.
Impacto essencial para o time que foi a sensação da Serie A em 2023/24 e retornou à Champions após 59 anos.