Inglaterra

Sterling está com saudades da seleção, mas a Inglaterra sente a falta dele?

Antes camisa 10 da Inglaterra, Raheem Sterling sequer é cogita nas convocações - só que isso pode mudar no novo Chelsea

Após uma temporada de altos e baixos no Chelsea, Raheem Sterling tem um objetivo bem claro para 2024/25: melhorar seu desempenho dentro de campo para voltar ao radar da Inglaterra.

Aos 29 anos, o atacante dos Blues não é convocado pelo English Team desde a Copa do Mundo de 2022. À época, o inglês precisou deixar o elenco no Catar para resolver questões familiares.

De lá para cá, Sterling nunca mais foi lembrado por Gareth Southgate, inclusive para a Eurocopa 2024, quando a seleção inglesa foi vice-campeã para a Espanha.

O treinador deixou o cargo, que deve ser ocupado interinamente por Lee Carsley, do sub-21 dos Three Lions. E isso dá motivos para o atacante do Chelsea se animar na busca por uma vaga nas próximas listas:

– Claro (que sente saudades), adoro jogar pela Inglaterra. É um dos melhores sentimentos que você pode ter. Ver os meninos lá (na Euro) me trouxe alegria. Para ser sincero, foram os únicos jogos que assisti – os da Inglaterra. Adoro jogar pela Inglaterra. Estou ansioso para voltar à seleção inglesa, isso é certo.

A Inglaterra sente falta de Sterling?

Quando o atacante era convocado, seu apelido era “Mr. Reliable”. Ou seja, senhor confiável, em tradução livre. Pelo English Team, Raheem Sterling tem 80 jogos e 20 gols.

O problema é que, desde que trocou o Manchester City pelo Chelsea, em 2022, ele nunca mais foi o mesmo. Longe de seu auge técnico, o atacante não fez por merecer sua presença na seleção inglesa.

Raheem Sterling pelo Chelsea em 2023/24

  • Jogos: 43
  • Gols: 10
  • Assistências: 8
  • Minutos em campo: 2759 – média de 64 por partida

Para piorar, a concorrência no setor de campo de Sterling ficou muito acirrada. Saka, Palmer, Bowen, Gordon, Foden. Todos estão melhores do que o atacante do Chelsea.

Portanto, para ser lembrado pelos Three Lions, Raheem Sterling precisa mostrar que ainda pode ser útil ao seu país. E Enzo Maresca pode ser um importante aliado do atacante dos Blues.

Maresca sabe extrair seu melhor

Antes de ser vendido por 47,5 milhões de libras (cerca de R$ 300 milhões à época), Sterling trabalhou com Maresca no Manchester City. Antes de virar treinador, o italiano era auxiliar de Pep Guardiola.

Segundo o próprio atacante, o novo técnico do Chelsea sabe extrair seu melhor. Nesta pré-temporada, Raheem Sterling disputou todos os cinco amistosos dos Blues, marcando um gol e concedendo uma assistência:

– Ele (Enzo Maresca) pode tirar o melhor de mim, o melhor do time. Ele entrou e carimbou sua autoridade, a maneira como quer jogar. Sim, alguns resultados não têm agradado mas, com a bola, a informação certa está sendo repassada. Você pode ver os padrões surgindo. Ainda é cedo para que você possa ver para onde pretendemos ir. É um processo de aprendizagem para todo o grupo e que estamos apreendendo muito rapidamente.

Em boa forma, o atacante tem tudo para comandar o novo Chelsea, até porque é um dos jogadores mais experientes e renomados do atual elenco. Resta saber se o treinador dos Blues vai resgatar o Sterling de outrora.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo