Premier League

Unai Emery teima que Aston Villa não pensa no título da Premier League, mas jogo contra Brentford pode fazê-lo mudar de ideia

O Aston Villa é uma das sensações da temporada na Premier League, enquanto o Brentford sofre com uma legião de desfalques

Neste domingo (17), às 11h (horário de Brasília), o Brentford recebe o Aston Villa, no Brentford Community Stadium, pela 17ª rodada da Premier League. As Abelhas ocupam apenas a 11ª posição da tabela com 19 pontos. Já os Villans são a sensação da temporada e estão na 3ª colocação com 35 pontos, apenas dois a menos que o líder Liverpool.

Ou seja, a equipe de Unai Emery tem chances reais de assumir o 1º lugar do Campeonato Inglês neste final de semana em caso de tropeços dos Reds e do Arsenal. Mesmo assim, o técnico evitou qualquer tipo de oba-oba em coletiva na sexta-feira (15) ao declarar que ninguém do grupo está pensando no título da competição antes da reta final, jogando essa responsabilidade para o futuro – caso a temporada continue se desenhando desta forma:

“Falarei sobre isso (a corrida pelo título) quando enfrentarmos as rodadas 30, 32. Se estivermos lá, talvez possa definir esse objetivo na minha mente, com os jogadores e com o clube. Mas agora estamos em terceiro e é incrível. Estamos lá porque merecemos”.

Só que, dependendo do resultado contra a equipe de Thomas Frank, ficará difícil conter os ânimos dos torcedores do Aston Villa. Por mais que Emery esteja teimando que (ainda) não pensa em levantar a Premier League ao final de 2023/24, uma vitória sobre o Brentford pode fazê-lo mudar de ideia.

Aston Villa está em alta por méritos do próprio Unai Emery

Quando o espanhol chegou aos Villans, teve que brigar contra o rebaixamento. Ao final da última temporada, ainda conseguiu classificar o time para a Conference League. Agora, o Aston Villa garantiu vaga nas oitavas de final da competição eurpeia ao terminar na 1ª posição do Grupo E, desbancando Legia Varsóvia, AZ Alkmaar e Zrinjski.

Mais do que isso, a equipe de Unai Emery chamou a atenção quando venceu Manchester City e Arsenal – rivais diretos na luta pelo título da Premier League – apresentando um bom futebol. Vale ressaltar que o técnico atingiu um recorde com os Villans em seus mais de 149 anos de história: primeira vez que atingiu 15 vitórias consecutivas jogando em casa no campeonato.

Emery se juntou a Alex Fergusson, Roberto Mancini, Jurgen Klopp e Pep Guardiola como um dos cinco treinadores a atingirem o feito. Curiosamente, os outros quatro terminaram a temporada como campeões ingleses. Agora, resta saber se o espanhol terá o mesmo destino no Aston Villa. Talento é o que não falta, e a torcida sonha com o título que não é erguido desde 1980/81.

https://twitter.com/CuriosidadesPRL/status/1733954551978307793

Brentford sofre com legião de desfalques na Premier League

Por outro lado, o Brentford não tem muito do que se orgulhar nos últimos jogos na Premier League: apenas uma vitória (contra o Luton Town, que está na zona de rebaixamento) e quatro derrotas. E o que ajuda a explicar a má fase recente das Abelhas é a legião de desfalques. Como tem sido comum no futebol europeu em 2023, a maioria deles são por causa de lesão.

O lateral-esquerdo Rico Henry rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em setembro e dificilmente voltará a campo nesta temporada. Bryan Mbeumo e Kevin Schade também estão no departamento médico, enquanto Ivan Toney, principal nome do Brentford, segue cumprindo punição por violar regras de apostas esportivas.

O atacante inglês foi banido do futebol por oito meses em maio e só deve ficar à disposição das Abelhas em janeiro de 2024 – caso não seja negociado antes disso. Se os problemas internos já fossem o suficiente, Frank também terá que criar uma estratégia que possa anular o embalado Aston Villa. A promessa é de um jogo duro para as equipes, mas divertido para quem irá assistir.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo