Premier League

O Liverpool ‘perderá’ Salah e Endo em janeiro, e Klopp explicou como pretende lidar com isso

Copa das Nações Africanas e Copa Asiática desfalcam Liverpool, que terá de se virar no começo de 2024

A fase do Liverpool é excelente e a torcida dos Reds certamente está confiante com a bela temporada que o clube vem fazendo. Afinal, após 19 rodadas, a equipe perdeu apenas uma vez e lidera a Premier League de maneira isolada, dois pontos à frente do segundo colocado Arsenal. Apesar da empolgação, Jürgen Klopp tem motivos para se preocupar nos próximos compromissos do time. Em entrevista coletiva, o técnico alemão confirmou que o duelo do dia 1º de janeiro, contra o Newcastle, será o último Mohamed Salah e Wataru Endo.

O atacante servirá a Seleção Egípcia na Copa das Nações Africanas, enquanto o volante japonês integra o plantel de seu país na Copa da Ásia. Ambas as competições terão início na segunda semana de janeiro. Com isso, é certo que a dupla perderá jogos do Liverpool. Ainda não se sabe ao certo quantos, pois tudo dependerá da campanha das seleções em questão.

– É uma situação muito comum perder o seu artilheiro, mas já foi ainda pior no passado, quando Sadio (Mané) e Mo (Salah) saíram e de alguma forma superamos isso. Um deles foi muito longe no torneio, o que tornou tudo ainda pior. Então temos que superar isso (…) Sabíamos que de vez em quando a Copa das Nações Africanas aparecia e o Mo tinha que ir e isso sempre ficou claro. Agora com o Endo temos um participante da Copa Asiática também. Nós vamos lidar com isso -, disse Klopp.

A Copa das Nações Africanas 2024 começa no dia 13 de janeiro e vai até 11 de fevereiro. O evento aconteceria inicialmente em julho de 2023, no entanto houve mudança de data em razão do risco de temporais na Costa do Marfim, país-sede da competição.

A Copa da Ásia, por sua vez, aconteceria entre junho e julho de 2023 e seria realizada na China. Contudo, as restrições por conta da Covid-19 fizeram com que o torneio fosse adiado e o país desistisse de receber a competição. Desse modo, o Catar, por ter sediado a última Copa do Mundo, ficou com a vaga. O campeonato acontecerá do dia 12 de janeiro a 10 de fevereiro de 2024.

Salah reforçará o Egito na Copa das Nações Africanas (Foto: Icon Sport)

Situação de Diogo Jota e Mac Allister

Com os desfalques de Salah e Endo, Klopp quer agilidade do departamento médico do Liverpool na recuperação dos jogadores que lá estão. Um deles era Diogo Jota, que reforçou o plantel na vitória sobre o Burnley. O atacante português entrou no decorrer do segundo tempo e sacramentou o triunfo com um gol aos 90′.

– Super importante, o retorno de cada um dos meninos é super importante, mas principalmente do Diogo (…) Com a quantidade de jogos que temos, é especialmente importante que estes rapazes possam alternar entre eles. Agora, com a saída de Mo e a saída de Endo, precisamos que todos voltem.

Outro atleta citado por Klopp foi Mac Allister. Com um problema no joelho, o meio-campista argentino não entra em campo há seis jogos. A última vez que atuou foi na vitória do Liverpool por 2 a 0 sobre o Sheffield United, fora de casa, no dia 6 de dezembro. Durante a partida, o camisa 10 sofreu um corte profundo no local e, desde então, está fora de combate.

– Se (Mac Allister) pudesse voltar ao Newcastle, seria excelente, mas depois disso ele tem que voltar -, garantiu o técnico alemão.

Sem seus dois laterais-esquerdos de origem, Klopp tem improvisado Joe Gomez na posição e a tendência é que mantenha o camisa 2 no time titular diante do Newcastle. Kostas Tsimikas fraturou a clavícula durante o empate contra o Arsenal e ficará afastado dos gramados por tempo indeterminado. Andy Robertson, por sua vez, segue fora em virtude de uma lesão no ombro.

Próximos jogos do Liverpool

  • Liverpool x Newcastle – Premier League – 01/01
  • Arsenal x Liverpool – Copa da Inglaterra – 07/01
  • Liverpool x Fulham – Copa da Liga Inglesa – 10/01
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo