Estes são os grupos da Copa da Ásia 2023, que será disputada em janeiro de 2024
Após o adiamento do torneio que seria disputado em junho e julho na China, Copa da Ásia 2023 será disputada só em janeiro de 2024, no Catar
A Confederação Asiática de Futebol (AFC) sorteou os grupos da Copa da Ásia 2023, que estava inicialmente marcada para junho e julho deste ano, mas foi adiada para janeiro de 2024. O sorteio aconteceu em Doha, capital do Catar, onde será realizado o torneio. O país aproveitará parte da estrutura usada para sediar a Copa do Mundo 2022.
O Catar, aliás, é o atual campeão, conquistando a sua primeira taça do torneio em 2019, nos Emirados Árabes. O time estará no Grupo A, junto a China, Tajiquistão e Líbano. “O mais importante é jogar um bom futebol, se divertir e levar o máximo de orgulho e honra para o país”, afirmou o técnico do Catar, Carlos Queiroz.
“Futebol é sempre sobre o próximo passo, o próximo jogo. O próximo jogo do Catar é contra o Líbano nesta competição e é isso que conta. Quando os jogos começaram, será sobre um time, uma família, uma missão e um objetivo”, continuou Queiroz.
O maior campeão da Copa da Ásia é o Japão. Campeão em 1992, 2000, 2004 e 2011, os Samurai Blue foram vice-campeões em 2019, perdendo a final justamente para o Catar. Desta vez, o time estará no Grupo D, ao lado de Indonésia, Iraque e Vietnã.
O Irã, campeã do torneio por três vezes (1968, 1972 e 1976), está no grupo C, junto a Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Palestina. Outro time que foi campeão três vezes, a Arábia Saudita (1984, 1988, 1996), está no Grupo F, junto a Tailândia, Quirguistão e Omã.
A Coreia do Sul, campeã duas vezes do torneio (1956 e 1960) e que tem o astro Son Heung-min e é dirigida por Jürgen Klinsmann, está no Grupo E, com Malásia, Jordânia e Bahrain. Já a Austrália, campeã em 2015, quando sediou o evento, está no Grupo B, com Uzbequistão, Síria e Índia.
“Falei com muitos dos meus jogadores, eles estão por toda Europa, eles jogam na K-League, na China, no Japão e estão todos muito empolgados. Somos um time forte. Nos olhamos no espelho e dizemos que iremos ao Catar para vencer o torneio”, afirmou Klinsmann.
Inicialmente, o torneio seria jogado em junho e julho na China, mas as restrições por causa da Covid-19 fizeram com que o torneio fosse adiado e o país desistisse de receber a competição. O Catar se ofereceu, vindo de sediar a Copa do Mundo, e foi acatado. Assim, será do adia 12 de junho até 10 de fevereiro, no país que sediou a Copa.
Veja os grupos da Copa da Ásia 2023:
Grupo A: Qatar, China, Tajiquistão, Líbano
Grupo B: Austrália, Uzbequistão, Síria, Índia
Grupo C: Irã, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Palestina
Grupo D: Japão, Indonésia, Iraque, Vietnã
Grupo E: Coreia do Sul, Malásia, Jordânia, Bahrain
Grupo F: Arábia Saudita, Tailândia, Quirguistão, Omã