Surpresa! Contrato de Varane com Manchester United é um ano menor que o esperado
Diferente do que o próprio Manchester United divulgou ao anunciar sua contratação, Raphaël Varane tem vínculo até junho de 2024 e pode assinar um pré-contrato já em janeiro

As notícias que escancaram a bagunça nos bastidores do Manchester United não param. Dois dias depois do técnico Erik ten Hag elogiar sua equipe após a eliminação na fase de grupos da Champions League — terminando na lanterna do Grupo A com quatro pontos e 15 gols sofridos em seis rodadas — veio à tona que o contrato de Raphaël Varane é menor do que o divulgado no anúncio de sua contratação na janela de transferências europeia de verão em 2021.
Em agosto daquele ano, os Red Devils divulgaram que o zagueiro contratado por por £34 milhões (€39 milhões, na cotação da época) assinou até o fim de junho de 2025. O The Athletic, no entanto, publicou na quarta-feira (13) que o vínculo na realidade é válido até até junho de 2024 e com possibilidade de um ano adicional. Normalmente, a cláusula de renovação é acionada caso metas pré-estabelecidas sejam alcançadas, mas não se sabe se este é o caso do acordo com o francês ou se cabe exclusivamente ao United decidir se o contrato será ou não estendido.
Raphael Varane could become a free agent in the summer with his contract at Manchester United set to expire a year earlier than previously publicised.#MUFC | #PL
More from @lauriewhitwell
— The Athletic | Football (@TheAthleticFC) December 13, 2023
O futuro de Varane
Como o vínculo atual se encerra na metade do ano que vem, Raphaël Varane poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe estrangeira a partir de 1º de janeiro. Caso não renove com o Manchester United, o defensor campeão mundial com a França em 2018 estará livre no mercado julho para chegar sem custos a qualquer clube.
Varane completará 31 anos em abril e não está em alta na Inglaterra. O zagueiro até fez boas atuações na temporada passada, a de estreia de Erik ten Hag no comando dos Red Devils, mas até aqui sua passagem por Manchester tem sido muito prejudicada por constantes lesões. Em dois anos e meio, foram 76 jogos, dois gols marcados, 89 sofridos e um título da Copa da Liga Inglesa.
Na atual temporada, o camisa 19 soma 13 atuações, sendo oito delas como titular. Além de ter perdido quatro partidas entre agosto e setembro por uma lesão, o francês começou no banco em oito dos últimos nove compromissos do United em que foi relacionado, ficando atrás na disputa por posição com Harry Maguire, Victor Lindelöf e Jonny Evans. Em cinco destas ocasiões ele sequer entrou em campo, incluindo o revés por 3 a 0 para o Manchester City na 10ª rodada da Premier League.
Vive la Varane ??#MUFC | @RaphaelVarane
— Manchester United (@ManUtd) August 16, 2021
As escolhas de Ten Hag por não o utilizar e a pouca sequência de Raphaël Varane no Manchester United abriram espaço para especulações sobre uma possível transferência na próxima janela de transferências. Agora, com o contrato sendo válido apenas até o fim de junho, essa possibilidade deixa de existir — a não ser que o clube opte pela renovação para não perder o jogador de graça.
Casos recentes em Old Trafford deixam ainda mais imprevisível o futuro do zagueiro. Jesse Lingard e Paul Pogba tiveram suas cláusulas de renovação acionadas antes de deixarem o United de graça ao fim do vínculo. Por outro lado, isso não foi feito com David de Gea, que deixou o clube ao término da temporada passada.
Caso não renove com Varane, o Manchester United não precisará arcar com mais um ano de altos salários ao jogador. De acordo com o The Athletic, o francês recebe anualmente cerca de £13 milhões (aproximadamente €15 milhões na cotação atual).