Inglaterra

‘Caicedo está no nível de Rodri e Rice’

Contratação mais cara da história da Premier League, Moisés Caicedo foi comparado a Rodri, do City, e Declan Rice, do Arsenal

Por vezes silenciosos, os volantes são peças fundamentais no futebol. Para reger seu meio-campo, o Chelsea transformou Moisés Caicedo na contratação mais cara da história da Premier League. Agora, o equatoriano está no mesmo nível de Rodri e Declan Rice.

Pelo menos, essa é a opinião de Enzo Maresca. Em coletiva, o treinador dos Blues reforça que as atuações recentes do jogador de 23 anos o colocam como um dos melhores da posição, ao lado do Bola de Ouro do Manchester City e do craque do Arsenal.

— Ele (Caicedo) com certeza está nesse nível (de Rodri e Rice). Sem dúvida. Infelizmente, Rodri está lesionado, mas Declan está jogando. Acho que o Moisés pode sentar-se nessa mesa com esse tipo de meio-campista.

O volante espanhol sofreu uma grave lesão no ligamento do joelho direito no final de setembro, e dificilmente deve voltar a jogar nesta temporada. Entretanto, Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo sob o comando de Pep Guardiola.

Já o inglês é peça crucial do plano de jogo de Mikel Arteta. Não à toa, Rice é um dos grandes nomes da Premier League. Caicedo, por sua vez, precisou provar seu valor após um início ruim no Chelsea.

A evolução de Moisés Caicedo no Chelsea

Revelado pelas categorias de base do Independiente Del Valle, o volante equatoriano chegou ao Brighton em 2021. Com Roberto De Zerbi, Moisés Caicedo se tornou uma das sensações do futebol inglês.

O futebol de gala apresentado nos Seagulls fez os Blues desembolsarem 133 milhões de euros (cerca de R$ 719 milhões à época) por sua contratação no início de 2023/24. Entretanto, o início em Stamford Bridge não foi fácil.

As grandes expectativas depositadas no volante não se concretizaram dentro de campo, já que o equatoriano fez uma temporada discreta no Chelsea — que também estava em baixa com Mauricio Pochettino.

Como consequência, parte da torcida dos Blues e da mídia passaram a criticar as performances de Caicedo. Com a chegada de Maresca para 2024/25, o volante equatoriano se tornou um dos homens de confiança do italiano.

Moisés Caicedo é o responsável por fazer a ligação da defesa com o ataque. Além da qualidade do passe e movimentação no gramado, o volante brilha por sua capacidade na recuperação da posse de bola.

Caicedo pelo Chelsea nesta temporada

  • Jogos: 16
  • Gols: 1
  • Assistências: 2
  • Média de desarmes por jogo na Premier League: 3,2 (o quinto melhor do campeonato)

A evolução do equatoriano é um dos motivos para os Blues não dependerem exclusivamente de Cole Palmer. Na última temporada, o meia-atacante inglês destoou de seus companheiros de equipe. Atualmente, o coletivo é a principal força do Chelsea de Enzo Maresca, que está na vice-liderança da Premier League.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo