Premier League

Vai ser dispensado? De Bruyne brilha e City consegue alívio em meio à crise

Após uma sequência de sete jogos sem vencer, o Manchester City reencontrou o caminho dos três pontos na Premier League

Foram longos sete jogos, mas enfim, o Manchester City finalmente voltou a vencer. Um alívio em meio à crise sem precedentes que pairou sobre a equipe de Pep Guardiola. E os Citizens já fazem planos para não repetir o vexame no futuro.

Nesta quarta-feira (4), o Manchester City venceu o Nottingham Forest por 3 a 0, no Etihad Stadium, pela 14ª rodada da Premier League. Uma vitória para lá de importante, até porque os Citizens vinham de uma sequência de um empate e seis derrotas.

Tal retrospecto nunca tinha acontecido com o treinador espanhol no comando. Mais do que os tropeços, o Manchester City também vinha apresentando um futebol fraco, muito abaixo das atuações que eram vistas nos sucessos recentes.

Diante do Forest, os Citizens apresentaram outra postura: mais incisivos, concentrados e (acima de tudo) protegidos defensivamente. Não à toa, foram 19 gols sofridos na sequência negativa, portanto, não ter as redes balançadas já foi mais de caminho andado no retorno ao triunfo.

Agora, Guardiola espera vivenciar uma boa fase com o Manchester City, que não desiste da briga pelo título inglês. A diferença para o líder Liverpool caiu para nove pontos. A missão é difícil, mas os Citizens sabem como jogar a Premier League — tanto que são os atuais tetracampeões.

Kevin De Bruyne, o protagonista no ressurgimento do Manchester City

Manchester City v Nottingham Forest – Premier League – Etihad Stadium
Guardiola cumprimenta De Bruyne em jogo do Manchester City (Foto: Imago)

E quem ressurgiu na recuperação do Manchester City foi Kevin De Bruyne, que marcou um gol e deu uma assistência contra o Nottingham Forest. Curiosamente, o meia belga vinha jogando mal na sequência ruim dos Citizens.

Referência técnica desde que chegou à Inglaterra, o jogador de 33 anos não tinha participado ativamente de nenhum gol sequer do Manchester City em meio à sequência de sete partidas sem vitórias.

A queda de rendimento de De Bruyne motivou inclusive rumores de sua saída dos Citizens. Em reportagem recente do The Athletic, o craque belga foi colocado na lista de dispensa para a próxima temporada.

Com contrato até junho de 2025, o meia quase foi para a Arábia Saudita na última janela de transferências, porém, o negócio não avançou. Por outro lado, a MLS acompanha de perto a situação de Kevin De Bruyne no Manchester City, pois ele já admitiu que tem interesse em jogar nos Estados Unidos.

Durante a crise dentro de campo, a diretoria dos Citizens chegou à conclusão que alguns jogadores já não estão rendendo o esperado. Além do belga, Ederson, Jyle Walker e Jack Grealish estariam fora dos planos para 2025/26.

Especulações à parte, De Bruyne mostrou que ainda pode ser útil ao treinador espanhol. Resta saber se o camisa 17 do Manchester City manterá o nível de suas atuações até o fim da temporada.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo