Inglaterra

Fim de uma era: lenda do Manchester City, Joe Hart anuncia que vai se aposentar no final da temporada

Aos 36 anos, Joe Hart revelou que vai pendurar as luvas ao final de 2023/24 no Celtic - goleiro ficou marcado na história do Manchester City

É o fim de uma era. Joe Hart anunciou na última quinta-feira (22) que vai se aposentar no final da temporada. Aos 36 anos, o goleiro vai pendurar as luvas no Celtic, clube que defende desde 2021. Contudo, o arqueiro ficou marcado na história do Manchester City, onde ficou por 12 anos e chegou à seleção inglesa, sendo o titular da posição em conquistas/campanhas marcantes na memória dos torcedores.

Após as especulações envolvendo seu futuro nos Bhoys, Hart decidiu ir a público revelar que decidiu abandonar os gramados no término de 2023/24. Em vídeo divulgado pela Celtic TV no Instagram, o arqueiro declarou que conversou com o técnico Brendan Rodgers e o preparador de goleiros Stevie Woods, que deram seu apoio. Mesmo com a aposentadoria marcada, o inglês deixou claro que está bem fisicamente:

“Penso nisso há tempos. Não há hora certa ou errada, mas o trabalho que faço no clube atualmente está terminando. Há muita coisa envolvida. Colocamos nossa alma e coração no que fazemos como um time de futebol. Mentalmente, estou onde gostaria estar, com muita clareza. Acho que a hora certa é essa. Tenho a clareza e fui capaz de falar e explicar minha posição, e o clube entendeu completamente”.

Por mais que Joe Hart vai abandonar sua função embaixo das traves, a ideia é que ele não se afaste completamente do futebol. O experiente goleiro sugeriu que pode assumir novas funções nos bastidores de um clube, mãs não deixou claro que seria na área esportiva (como técnico, preparador, etc) ou administrativa (dirigente). Fato é que o inglês será lembrado pelo o que fez com a camisa dos Citizens.

Joe Hart, uma lenda do Manchester City

Hart começou sua carreira no Shrewsbury Town, onde fez 58 jogos antes de ser contratado pelo Manchester City, em 2006, dois anos antes do investimento dos Emirados Árabes Unidos que mudou o time de patamar na Inglaterra. Após passagens por Tranmere Rovers and Blackpool e um empréstimo para o Birmingham City, em 2009/10, o goleiro assumiu a titularidade dos Citizens e foi um dos alicerces na conquista da Premier League em 2011/12.

O título do Campeonato Inglês acabou com um jejum de 44 anos. Duas temporadas depois, Joe Hart conquistou mais uma Premier League, novamente sendo fundamental. Até agosto de 2016, o goleiro ganhou a Luva de Ouro da competição em quatro edições diferentes, se consolidando como um dos melhores da posição na Inglaterra. Não à toa, ele chegou aos Three Lions.

A estreia de Hart na seleção inglesa data de 2008, tendo disputado 75 partidas até 2017 e feito parte de um ciclo importante. Ao todo, atuou em duas Copas do Mundo e três Eurocopas. Só que o arqueiro começou a perder prestígio nos Citizens com a chegada de Pep Guardiola, que queria alguém que trabalhasse bem com os pés. Vale lembrar que essa nunca foi uma característica do goleiro de 36 anos.

O caminho até o Celtic

E o fim de sua trajetória no Manchester City coincidiu com o início de trabalho do técnico catalão. No total, ele disputou 348 jogos pelos Citizens. Dali para frente, Joe Hart foi emprestado para o Torino e para o West Ham. Sem apresentar as mesmas atuações de outrora, o goleiro assinou com o Burnley, onde ficou por duas temporadas e jogou 24 partidas. Já em 2020/21, foi para o Tottenham, mas com o status de reserva.

Na temporada seguinte, Hart fechou com o Celtic e voltou a ganhar notoriedade em Glasgow, tanto que já ergueu cinco títulos na Escócia. Por conta disso, Rodgers expressou seu respeito por tudo o que o goleiro já fez no futebol, declarando que ele será “uma grande perda para o jogo”, pois foi um “investimento brilhante” dos Bhoys. Agora, resta aos fãs acompanhar os últimos momentos do inglês debaixo das traves.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo