‘Vai ser vaiado’: entenda por que Jack Grealish é odiado pela torcida da Irlanda
Jack Grealish enfrentará um ambiente hostil quando entrar em campo pela Inglaterra para o clássico contra a Irlanda
Com a pausa para a Data Fifa, é hora das seleções entrarem em campo. Na Liga das Nações, o clássico entre Irlanda x Inglaterra terá um tempero ainda mais especial graças a Jack Grealish.
O atacante do Manchester City enfrentará um ambiente hostil no sábado (7), às 13h (horário de Brasília), no Aviva Stadium, em Dublin, pela 1ª rodada da competição, já que é odiado pela torcida dos Boys in Green — Garotos em verde, em tradução livre, como a seleção irlandesa é conhecida.
Antes de defender as cores do English Team, Grealish atuou pelas seleções de base da Irlanda. Nascido em Birmingham, na Inglaterra, o atacante pôde jogar pelos Boys in Green graças a seus avós.
Ele ficou na seleção irlandesa até o sub-21, quando usou sua dupla nacionalidade para escolher a seleção inglesa, em 2015. Devido à rivalidade do clássico bretão, Jack Grealish deixou uma mágoa no coração dos apaixonados pelos Boys in Green.
Não à toa, Callum Robinson — que jogou ao lado do atacante dos Citizens nas seleções de base da Irlanda e tem uma relação de amizade com o jogador — já avisou que Grealish “vai ser vaiado” pelos torcedores:
— Acredito que ele deva se preparar para um pouco de abuso (dos torcedores), mas isso faz parte do jogo. Ele já tem idade suficiente e sendo um jogador experiente agora, esse tipo de coisa vai acontecer. Acho que ele já é vaiado em qualquer lugar de qualquer maneira, até na Inglaterra, eu ficaria surpreso se ele não fosse.
Grealish quer mostrar serviço na Inglaterra
Além de todo o passado envolvendo a seleção irlandesa, Grealish tem outro incentivo para mostrar serviço na Inglaterra. Essa é a primeira vez que o atacante do Manchester City é convocado após sua ausência na Eurocopa 2024.
À época, o jogador de 28 anos ficou de fora da lista de Gareth Southgate, que não se impressionou com seu desempenho nos Citizens. De casa, Jack Grealish viu os Three Lions ficaram com o vice para a Espanha.
Como o treinador deixou o cargo depois da Euro, a seleção está sendo comandada interinamente por Lee Carsley. Ou seja, essa é a oportunidade perfeita para o atacante do Manchester City provar seu valor.
O primeiro grande torneio de Grealish pela seleção inglesa foi a Eurocopa 2020 — que foi disputada em 2021 por conta da pandemia de Covid-19 –, cujo título escapou nos pênaltis diante da Itália. Curiosamente, o atacante enfrentou os Boys in Green meses antes do torneio.
O amistoso acabou com uma vitória de 3 a 0 para o English Team. O atacante foi titular, porém, o jogo não aconteceu em Dublin, mas sim em Wembley. Portanto, a expectativa de um reencontro com a Irlanda vestindo as cores da Inglaterra é grande.
Quem também deve passar por algo parecido na rodada de abertura da Nations League é Declan Rice. O volante do Arsenal chegou a jogar três amistosos pelos Boys in Green em 2018 antes de escolher a Inglaterra — assim como Jack Grealish.