Inglaterra

Por que Benjamin Sesko virou reforço dos sonhos de quatro gigantes europeus

Atacante do Red Bull Leipzig, Benjamin Sesko está sendo disputado por Arsenal, Chelsea, Manchester United e Newcastle

A janela de transferência ainda nem abriu, mas a Premier League já tem um favorito no mercado. Trata-se de Benjamin Sesko, centroavante de 21 anos do Red Bull Leipzig.

O jovem esloveno virou o reforço dos sonhos de Arsenal, Chelsea, Manchester United e Newcastle. O quarteto inglês promete fazer de tudo para vencer a concorrência e fechar a contratação de Sesko.

A informação é do jornal The Athletic. O atacante tem 1,95m de altura e impressiona por suas capacidades físicas. Mais do que isso, Benjamin Sesko também chama a atenção da Premier League por seu faro de gol.

O centroavante esloveno tem uma multa rescisória de € 65 milhões (cerca de R$ 373,5 milhões) nos Roten Bullen. Mesmo assim, os Gunners aparecem como favoritos para fechar o contrato.

Os Red Devils conversam diretamente com o staff de Sesko desde meados de 2022 e não podem ser esquecidos. Como Blues e Magpies também sondam a situação do atacante, caberá ao Leipzig decidir quem fica com o atleta de 21 anos.

Mas afinal de contas, por que Benjamin Sesko está tão em alta ao ponto de ser disputado por quatro grandes da Premier League?

Conheça Benjamin Sesko

Benjamin Sesko é filho de um ex-goleiro, mas acabou pegando gosto por atuar na outra extremidade do campo: o ataque. Ainda criança, marcou 50 gols pelo clube de sua cidade.

Foi aí que apareceu o NK Domzale – da primeira divisão eslovena -, que ofereceu um contrato para ele ingressar em suas categorias de base. Já na primeira temporada, Sesko recebeu ofertas de grande clubes do futebol europeu.

Bayern Munich, Borussia Dortmund, Manchester City e Ajax tentaram levar o centroavante. Contudo, o esloveno preferiu ir para a Áustria e assinar com o Red Bull Salzburg, em 2022.

No início, Sesko foi emprestado ao Liefering, time reserva do Salzburg e que disputa a segunda divisão. Na sequência, jogou na elite do futebol austríaco antes de se mudar para a Alemanha, em 2023/24.

O esloveno iniciou sua trajetória na Bundesliga de maneira tímida, até porque ainda estava se adaptando a sua primeira grande liga. Só que foi questão de tempo para Sesko dominar o setor ofensivo do Red Bull Leipzig.

Em 42 partidas na temporada, o atacante marcou 18 gols e concedeu duas assistências. Benjamin Sesko balançou as redes 14 vezes na Budesliga, e duas vezes na Champions League.

O atacante dribla com a perna direita, mas pode ser considerado ambidestro quando o assunto é finalização. Como esperado, Sesko também é muito forte na bola aérea.

Mais do que as qualidades no ataque, o esloveno também cumpre muito bem sua função tática como primeiro homem de marcação no Leipzig.

Em 2023/24, Benjamin Sesko realizou 80 interceptações, o que ajuda a comprovar sua importância na pressão sem a bola, que pode gerar novas chances claras de gol dentro do campo do rival.

 

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo