Inglaterra

Por que Bruno Guimarães está deixando técnico do Newcastle ‘desesperado’?

Equipe terminou a Premier League na sétima colocação, mas ainda pode se classificar para a Conference League

O Newcastle encerrou sua participação na Premier League da temporada 2023/2024 em grande estilo. Jogando fora de casa, os comandados do técnico Eddie Howe bateram o Brentford pelo placar de 4 a 2, fechando a competição na sétima colocação com 60 pontos. Inclusive, um dos maiores destaques da equipe foi o meio-campista Bruno Guimarães, jogador que mais correu entre todos os atletas que disputaram o campeonato neste ciclo.

O ex-Athletico Paranaense deixou sua marca neste domingo, marcando o quarto e último gol do Newcastle na última rodada da Premier League, e após o jogo fez uma saudação para a torcida dos Magpies. Tal alto poderia ser interpretado até como um possível adeus do jogador, que está na mira do Paris Saint-Germain para a próxima temporada. Para o técnico Eddie Howe, Bruno Guimarães é fundamental para o bom andamento do time, e espera que o brasileiro permaneça na equipe após a janela de transferências.

— Acho que não foi um adeus. Pode ser interpretado dessa forma para quem está assistindo. Certamente, da minha parte, espero que não. Ele é parte integrante do que fazemos. Estou desesperado para mantê-lo — afirmou o técnico do Newcastle.

Bruno Guimarães e seu impacto em campo

Nenhum outro atleta da Premier League correu mais em campo do que Bruno Guimarães. O volante brasileiro disputou 37 jogos na competição e percorreu 423 quilômetros, média de aproximadamente 11 por partida. Seja marcando, fechando espaços, construindo jogadas, e mesmo finalizando na área, o meio-campista deixou seu impacto em todos os jogos da sua equipe nesta temporada.

Com sete gols marcados e oito assistências na elite do Campeonato Inglês, o volante se tornou peça fundamental no esquema de jogo de Eddie Howe. Considerado o jogador que faz o time do Newcastle funcionar em campo, o desempenho do volante fez com que Dorival Júnior o convocasse para a disputa da Copa América. O Brasil estreia no próximo dia 24 de junho, às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles.

Newcastle torce por vitória City na final da Copa da Inglaterra

Neste sábado (25), acontece a final da Copa da Inglaterra. United e City farão o clássico de Manchester em Wembley, e o Newcastle deve ficar na torcida pelos Citizens. Caso o time de Guardiola vença a decisão, classificará os Magpies para a disputa da Conference League, o que seria um prêmio de consolação para a equipe que conquistou a classificação para a Champions League desta temporada, após 20 anos longe da competição.

Em 2022/2023, o Newcastle surpreendeu, terminando a Premier League na quarta colocação e no torneio continental deste ciclo caiu em um grupo difícil, com PSG, Milan e Borussia Dortmund. Após seis rodadas na fase de grupos, o time inglês somou apenas uma vitória (vitória por 4 a 1 diante dos franceses), três empates e duas derrotas, sendo eliminado ainda na primeira fase.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo