Fora dos planos do United, ex-Chelsea se torna prioridade de outro clube da Premier League
Demitido em abril de 2023, Graham Potter não assumiu nenhuma outra equipe desde então
O Leicester sofreu duro golpe ao perder Enzo Maresca. O jovem técnico italiano aceitou a proposta do Chelsea e deixou o comando dos Foxes nos últimos dias.
Apesar da considerável compensação financeira depositada pelos Blues — por conta da rescisão de Maresca — o Leicester se viu obrigado a buscar um novo nome no mercado. E ao que tudo indica, o alvo número um para assumir o time já foi definido. Trata-se de Graham Potter, ex-Chelsea e Brighton.
Segundo o The Guardian, o Leicester, recém-promovido à Premier League, quer um treinador com visão de futuro, semelhante ao que foi Maresca durante seu período à frente do clube.
Vai dar certo? Após demitir Pochettino, os Blues mapearam o mercado de técnicos e estabeleceram um ‘perfil ideal’ ⬇️https://t.co/hvMdk87jpZ
— Trivela (@trivela) June 1, 2024
Cobiçado no mercado, ex-Chelsea não quer se precipitar
Graham Potter durou menos de sete meses no Chelsea. Sua passagem por Stamford Bridge decepcionou bastante, mas não manchou o legado que construiu no Brighton. Prova disso é o assédio que tem sofrido no mercado.
Desde que foi demitido dos Blues, em abril de 2023, Potter adotou cautela em relação a novas propostas de trabalho. Recentemente, ele conversou com o Brighton para um possível retorno, porém, isso não deve acontecer — os Seagulls encaminharam a contratação do norte-americano Fabian Hürzeler.
Além do Brighton, o Ajax também procurou Potter. Entretanto, a abordagem do clube holandês foi prontamente recusada pelo técnico de 49 anos.
De acordo com a imprensa inglesa, o ex-Chelsea era um dos principais candidatos ao cargo de treinador do Manchester United.
No entanto, o The Athletic anunciou nesta terça-feira (11) que Ten Hag permanecerá em Old Trafford.
Carreira de Graham Potter
Antes de se destacar no Brighton, Graham Potter treinou o Östersund, que jogava na 4ª divisão da Suécia. O técnico inglês desenvolveu trabalho de excelência por lá e levou o clube à elite do futebol sueco.
Potter dirigiu o Swansea City de junho de 2018 a maio de 2019. A curta passagem nos Cisnes foi interrompida pelo Brighton, que não desistiu até contratar o treinador.
Potter dirigiu o Brighton em três temporadas — foram 43 vitórias, 43 empates e 48 derrotas. Seu trabalho à frente dos Seagulls ficou conhecido pelo estilo de jogo arrojado, caracterizado pelo ímpeto ofensivo e criação de muitas chances de gol.
Em 8 de setembro de 2022, o técnico inglês foi anunciado pelo Chelsea, em um contrato de cinco anos. A missão de suceder Thomas Tuchel, todavia, não deu certo. A equipe londrina não evoluiu em campo, acumulou resultados negativos, e Potter acabou demitido sete meses depois, no início de abril do ano passado.
Graham Potter pelo Chelsea
– 31 jogos
– 12 vitórias
– 8 empates
– 11 derrotas
– 33 gols marcados
– 31 gols sofridos
A busca do Leicester por um novo treinador
O Leicester está na mira da Premier League por supostamente ter violado regras de lucratividade e sustentabilidade. E isso pode interferir diretamente nas negociações dos Foxes por Graham Potter.
Mesmo que o técnico esteja livre no mercado e o clube não precise pagar multa, há certo receio de que não consiga arcar com a chegada de um novo contrato. O atual cenário financeiro é motivo de preocupação, e todo cuidado é pouco daqui para frente.
Além do ex-Brighton, Steve Cooper, demitido do Nottingham Forest em dezembro, é outro nome bem avaliado pela diretoria do Leicester. Ele recusou uma proposta do Burnley nos últimos dias, já que busca uma nova oportunidade na Premier League.