Games

Gamepédia do Futebol – #6 Konami’s Soccer

Game de 1985 inaugurou a longa relação da Konami com os jogos de futebol

Meados de setembro e outubro, e há muitos anos a história se repete: Konami e Electronic Arts lançam os seus games de futebol e disputam o primeiro lugar, seja em vendas ou no coração dos amantes do esporte mais adorado do mundo. Neste ano não será diferente, para concorrer com o FIFA 22, da EA Sports, a Konami mudou completamente a estratégia e renomeou seu simulador como eFootball, uma plataforma free-to-play de futebol virtual que promete uma experiência em constante melhoria. Para que a produtora japonesa chegasse até este cenário, uma semente foi plantada há muito tempo atrás. É sobre este início que o sexto episódio da Gamepédia do Futebol debruça-se hoje: o primeiro jogo de futebol produzido pela Konami.

Fundada em 1969, na cidade de Osaka, no Japão, por Kagemasa Kozuki, a Konami iniciou sua trajetória na produção e distribuição de máquinas de divertimento em 1973. A partir de 1982, a produtora começou a desenvolver softwares de jogos para PCs e consoles Atari 2600 e NES. E foi para o MSX, um microcomputador da Microsoft, que a empresa japonesa lançou, em 1985, Konami’s Soccer, seu primeiro jogo a retratar o gênero futebol.

O Konami’s Soccer é um jogo de visão lateral, com possibilidades de movimentação diagonal e um visual no mínimo peculiar: todos os jogadores parecem o Super Mario, que foi lançado no mesmo ano pela Nintendo. Assim como o International Soccer, nosso último retratado na série, o jogo conta com a escolha de dificuldade em seu menu inicial, variando de 1 a 5, e do uniforme – mais especificamente do personagem, escolhendo entre 8 opções entre cor de pele, cabelo, bigode e uniforme. Como novidades, o jogo possibilita a escolha da duração de cada tempo de jogo e a customização do nome dos times envolvidos na partida.

Conteúdos relacionados

Na dinâmica do jogo, o Konami’s Soccer traz partidas de 7 jogadores por time, sendo 6 de linha e 1 goleiro. Um ponto de atenção é a seta indicando o jogador que está sendo controlado – tendência adotada por décadas e dominante até hoje. Atrás das balizas de gol, há setas que ficam deslizando de uma trave a outra. De acordo com o momento da batida, a bola segue a direção indicada pela seta no momento. Ao final do tempo regulamentar, se o jogo termina empatado, há a disputa de pênaltis seguindo a lógica de 5 batidas por equipe e, se necessário, cobranças alternadas.

É recorrente hoje relacionar Konami e EA Sports, mas naquela época a rivalidade estava longe de começar. Depois de Konami’s Soccer, a produtora japonesa lançou o pouco comentado “Exciting Soccer: Konami Cup”, no ano de 1988, e o sucesso de crítica “Konami’s Hyper Soccer”, em 1992. Apenas no ano seguinte é iniciado o projeto FIFA International Soccer, que corresponde hoje ao FIFA 1994. No mesmo ano, a Konami lança o icônico International Superstar Soccer. Nos anos seguintes, o simulador da Electronic Arts se consolidou e teve diversos concorrentes da Konami, passando por Goal Storm, Winning Eleven, Pro Evolution Soccer e, a partir deste ano, eFootball.

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo