Games

EA Sports explica lançamento do Ultimate Team e revela novidades

Diferentemente dos outros modos de jogo, o FUT começa antes do lançamento e vai agitar os jogadores a partir da próxima semana

Falta muito pouco para a chegada do FIFA 22. Daqui a uma semana, os jogadores mais assíduos estarão com os aplicativos do Ultimate Team em mãos e iniciarão a sua jornada bem antes do lançamento mundial no dia 1º de outubro. Em nota oficial divulgada pela EA Sports, o gerente de produto Jamey Cane detalhou como será a dinâmica de lançamento do FUT e confirmou as datas tão aguardadas pelos fãs. Dentre os anúncios, destacam-se uma nova dinâmica no Time da Semana, explicação do primeiro evento e manutenção de algumas novidades do FIFA 21.

As primeiras novidades referem-se às etapas de lançamento do FIFA Ultimate Team. O principal modo de jogo do simulador terá sua largada no dia 22 de setembro, com o lançamento do Companion, aplicativo para computador e mobile, e o acesso antecipado via EA Play. O webapp não possibilita disputar partidas, mas permite que os jogadores recebam suas recompensas, realizem desafios de montagem de elenco e realizem transações no mercado de transferências. Ele será liberado no dia 22 para computador e no dia 23 para dispositivos móveis. Já o acesso via EA Play, serviço de assinatura da produtora, libera 10 horas de jogo antecipado antes do lançamento e o progresso conquistado continua na campanha, diferentemente de uma demo, por exemplo. Para os que compraram a versão Ultimate do jogo, o dia 27 de setembro será a data de recebimento do jogo, 4 dias antes do lançamento mundial.

Como já é tradição no FUT, o primeiro evento da temporada é o Ones-to-Watch (OTW – em tradução livre, “Fique de Olho”). Ele celebra os principais movimentos da janela de transferências e traz cartas dinâmicas dos jogadores que mais chamaram a atenção no período. O time todo ainda não foi confirmado, mas já temos uma lista de respeito anunciada: David Alaba, Romelu Lukaku, Cristiano Ronaldo, Jack Grealish, Ibrahima Konaté, Georginio Wijnaldum, Achraf Hakimi e Lionel Messi. Neste ano receberemos 28 cartas nesta campanha, 6 a mais do que no FIFA 21. O lançamento acontecerá em 4 etapas:

  • Time 1 chega no dia 1º de outubro;
  • 3 adições no Time 1 no dia 3 de outubro, totalizando 14 jogadores no Time 1;
  • Time 2 chega no dia 8 de outubro (o time 1 sai de cena);
  • 3 adições no Time 2 em 10 de outubro, totalizando 14 jogadores no Time 2;

Estas cartas, por serem dinâmicas, podem garantir melhorias de acordo com o desempenho dos craques e seus clubes na vida real. Caso o jogador receba uma nova versão de Time da Semana ou Man-of-the-Match, sua carta recebe um upgrade de +1 de overall, sem limite de vezes definido. Já de acordo com o desempenho do time, caso a agremiação vença 5 dos 10 primeiros jogos de sua liga local a partir do dia 1º de outubro, data do lançamento mundial do FIFA 22, o jogador receberá um upgrade de +1 na classificação, mas apenas uma vez. Caso vença as dez partidas, por exemplo, não haverá dois upgrades.

O principal anúncio da nota oficial é o Featured Team of the Week (em tradução livre, Destaque do Time da Semana). Dentro do Time da Semana, que destaca o desempenho dos jogadores na vida real dentro daquela semana, haverá um jogador selecionado pela EA Sports para receber um upgrade adicional. Esta carta, que deve apresentar overall original de 80 ou menor e não ter outra versão ativa no momento, terá em seu design uma estrela acima da classificação para demonstrar que é o “Featured” da semana. A mecânica busca manter os jogadores do TOTW ativos por mais tempos no jogo e também evoluir novos talentos, que tendem a ter cartas de classificação baixa, mas que podem despontar durante o ano – como foi o Haaland no FIFA 21, por exemplo.

Celebrando grandes nomes do passado, os FUT Heroes chegam ao Ultimate Team na edição 22. Serão cartas de jogadores que marcaram época em campeonatos nacionais, como Antonio Di Natale, Mario Gomez, Joe Cole, Tim Cahill, dentre outros. As cartas terão links específicos com jogadores da liga em que mais atuaram e você pode saber tudo sobre a novidade neste texto. Além deles, os Ídolos continuam no FIFA 22 e terão 3 importantes adições: Cafu, Robin Van Persie e Iker Casillas. Além deles, outro jogador histórico ainda será adicionado à classe de 22, mas a EA Sports ainda não deu dicas de quem será e nem quando o nome será anunciado. Com as adições, serão 105 cartas de Ídolos e 19 FUT Heroes.

Algumas dinâmicas que foram incorporadas ao FIFA 21 serão mantidas na nova versão do simulador de futebol da EA Sports. A primeira delas é a prévia de pacote. Se antes o jogador comprava “no escuro” os jogadores na loja, agora ele tem a possibilidade de alguns pacotes de prévia diários para tentar a sorte sem comprometer suas coins ou FIFA points. A medida, que começou como uma defesa da EA contra as acusações em vários países da prática de cassino, caiu nas graças do público e será mantida no FIFA 22. A segunda, que não é uma novidade mas retornou na edição anterior, são os Desafios de Montagem de Elenco para os Ídolos (os SBCs de Icon, no linguajar do jogo). Como estes jogadores têm um valor elevado e são raros para serem encontrados em pacotes, o jogo possibilita que você realize diversos desafios para facilitar a aquisição destas lendas para o seu time. Na edição 21, por exemplo, a temporada está findando com Pelé, Ronaldo, Maradona, Matthaus, entre outros grandes nomes, disponíveis por desafio.

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo