Games

eFootball 2022 será lançado no dia 30 de setembro com clubes brasileiros e anuncia novo modo de jogo

Konami confirma o início da implementação da sua plataforma de futebol virtual e começa a explicar os novos modos de jogo

A Konami divulgou a data de lançamento do sucessor de Pro Evolution Soccer. O eFootball 2022, agora com o algarismo indicativo da temporada 2022, chega aos consoles e PC no dia 30 de setembro – um dia antes do lançamento do principal concorrente FIFA 22. Como anunciado anteriormente pela desenvolvedora, o game contará inicialmente com nove times, jogos locais, partidas on-line e multiplayer entre gerações. Diferentemente de seus antecessores, o eFootball não é um jogo anual e traz um sistema similar a jogos como Fortnite, sendo gratuito e recebendo atualizações e novas opções ao longo do tempo. 

Nesta primeira fase de implementação, estarão disponíveis nove times licenciados: Barcelona, Bayern de Munique, Juventus, Manchester United, Arsenal, Corinthians, Flamengo, São Paulo e River Plate. Com estas equipes, o jogador poderá jogar localmente contra um amigo ou com a inteligência artificial ou entrar em partidas on-line. Para esses confrontos, seis estádios foram disponibilizados: Camp Nou, Old Trafford, Emirates Stadium, Juventus Stadium, Allianz Arena e eFootball Stadium, arena genérica criada para utilização no jogo.

Os times que serão selecionáveis na versão gratuita do eFootball (divulgação / Konami)

Na nota oficial, além de confirmar a data de lançamento, foram apresentadas explicações dos novos modos de jogo do eFootball. O eFootbal Creative Team, ou Equipes Criativas, como a conta brasileira do jogo nomeou, deve ser o carro-chefe da franquia e assumir o posto do antigo MyClub, visando ser o concorrente do FIFA Ultimate Team. Dentro dele, estará presente a Creative League, que deve ser o primeiro passo para o modo competitivo do jogo. Apesar de não estarem presentes nesta primeira fase e nem haver data para a atualização, será o grande salto de qualidade do simulador e quando entenderemos de fato o posicionamento dele no mercado. 

O sistema Match Pass de eFootball (divulgação / Konami)

Foi apresentada a identidade do sistema Match Pass, o formato de recompensas dentro de cada temporada do eFootball. No modelo de jogo free-to-play, que o simulador adotará, o passe é uma das principais formas de engajamento do público, já que premia melhor quem joga mais. Haverá a parte gratuita e a versão Advantage, que vai garantir mais recompensas para os que investirem dinheiro real no jogo. Este é o formato adotado pela maioria das franquias de sucesso que seguem o formato F2P.

As moedas que serão usadas em eFootball (divulgação / Konami)

Para a próxima atualização, que deve chegar até o final do ano, a Konami apresentou as moedas que estarão disponíveis e os tipos de jogadores para montar o Creative Team. Dentro da gameplay, os jogadores ganharão eFootball points e GPs. Com os GPs, será possível contratar jogadores básicos, técnicos e adquirir contratos. Já os eFootball points serão utilizados para adquirir jogadores especiais e itens. Uma terceira moeda é a eFootball coins, mas esta não é adquirida durante os jogos e é injetada com dinheiro real. É através dela que se compra o Advantage Match Pass, além de jogadores especiais e demais itens.

Os tipos de jogadores em eFootball (divulgação / Konami)

Quatro tipos de jogadores estarão disponíveis no eFootball: Standard, Trending, Featured e Legendary. O primeiro da lista é sobre os jogadores básicos, seguindo a classificação dada a eles naquela temporada. Trending e Featured serão versões especiais entregues ao longo do ano de acordo com o desempenho dos jogadores nas partidas reais. A última delas é sobre grandes momentos do futebol, representando a versão de um jogador em uma atuação histórica ou homenageando jogadores aposentados que tiveram grande carreira. Algumas destas cartas poderão ser melhoradas para adequar-se ao seu estilo de jogo. A Konami ainda não explicou detalhadamente como isso vai funcionar, divulgou apenas que “podem ser treinados”, mas certamente trará uma boa vantagem aos mais aficionados.

O eFootball 22 chega de forma gratuita para Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series, XBox One e PC no dia 30 de setembro. Para o mobile, ainda não foi confirmada a data, mas será uma atualização do atual aplicativo do eFootball PES 2021. A plataforma chega com uma versão mais básica e vai sendo atualizada ao longo do tempo, de acordo com o feedback dos jogadores e com as novidades do futebol real.

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo