Games

Konami divulga gameplay do eFootball com promessa de mais inteligência, fintas e controle de bola

Trailer do “Novo PES” foca na precisão dos duelos em campo e apresenta mais novidades de jogabilidade

A Gamescom continua ditando o noticiário no mundo dos games nesta semana. Se no primeiro dia de evento o anúncio do UFL, novo jogo gratuito de futebol produzido pela Strikerz Inc., foi o ponto alto para os amantes de esporte, agora a Konami foi o destaque ao apresentar detalhadamente a gameplay do eFootball, seu novo simulador de futebol. Ao longo dos pouco mais de seis minutos, o trailer apresentou novas funcionalidades, detalhes dos menus e revelou os primeiros ratings de jogadores.

O grande foco do eFootball é o confronto individual. Foram horas de análise e captação de movimentos com Gerard Piqué e Andrés Iniesta para reformular o 1 contra 1 e garantir movimentos mais naturais e fluidos com a tecnologia Motion Matching. Do ponto de vista ofensivo, o novo controle de toque na bola promete trazer diferentes níveis de contato com a redonda, permitindo alternar ritmo e distância para ludibriar o defensor.

Principalmente no Playstation 5, com o controle tátil e a resposta nos gatilhos, a diferença será bastante sensível. O vídeo mostra uma longa ação de Neymar alternando entre toques curtos e balanços, para atrair a marcação, e depois a corrida com toque logo para deixar o defensor na saudade.

No momento defensivo, as batalhas ficaram mais físicas e a força do zagueiro tende a ser mais importante dentro do jogo. No trailer, inclusive, é possível ver Dayot Upamecano, zagueiro do Bayern de Munique, dando um verdadeiro apavoro em um atacante utilizando a proteção com o corpo.

Quando sem a bola, o jogador terá novos movimentos para reduzir espaço e recuperar a posse. Quando retomá-la, poderá utilizar o corpo para retê-la até conseguir iniciar a organização ofensiva. Inclusive, o sistema de marcação de faltas foi refeito e promete não atrapalhar durante os embates.

A novidade do trailer é o Sharp Kick – em tradução livre, “chute afiado”. Ele será uma espécie de batida na bola, tanto para chute como para lançamento, que necessitará de mais espaço e tempo para ser executado e vai garantir maior precisão e potência. No trailer, é possível ver Piqué fazendo um lançamento e Marcus Rashford finalizando na gaveta enquanto a tecnologia é comentada. O quanto será efetivo saberemos apenas no futuro. A funcionalidade não estará disponível no lançamento do jogo e chegará depois, ainda sem data pré-definida, através de atualização.

A Konami também demonstrou o funcionamento da inteligência artificial de acordo com os estilos de jogo. Ao armar o time antes da partida, o gamer vai escolher entre 5 formas de comportamento para o time — posse de bola, contra-ataque rápido, contra-ataque de bolas longas, bolas longas e jogo amplo. De acordo com a escolha, os jogadores que não estão com a posse vão se comportar de diferentes maneiras.

O trailer mostra detalhadamente os movimentos, inclusive com grafismos destacando as linhas de passe e corridas sem a bola. Também nesta seção, ao demonstrar o menu, vazaram os primeiros ratings de Juventus e Manchester United. Cristiano Ronaldo é o melhor com 92 e Bruno Fernandes é o diabo vermelho melhor avaliado com 88.

Novas possibilidades de gameplay também foram adicionadas como a câmera “Duelo”, que se aproxima durante um confronto próximo e, quando seu jogador controlado tem espaço, expande para ajudar a visualizar o jogo. Também chega no eFootball um sistema que vai evitar cortes de cena nas saídas de bola, possibilitando a reposição rápida para pegar o oponente desprevenido. No trailer, é possível ver um goleiro, após a bola sair pela linha de fundo, receber rapidamente do gandula e já chutar para a frente para buscar o contra-ataque.

O eFootball ainda não tem data de lançamento definida, mas já conta com um cronograma prévio chamado de Roadmap, que explicita as etapas de implantação do novo jogo. Até o momento, a Konami trata de forma genérica como “Início do Outono”, “Outono” e “Inverno”, mas isso pensando em calendário europeu. Pensando na adaptação brasileira, o jogo deve ser confirmado para a última semana de setembro ou primeira de outubro. Aos poucos, ele se tornará multiplataforma e cross-play, inclusive com versão para mobile.

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo