UFL: Novo game de futebol gratuito é anunciado na Gamescom
Simulador tem teaser com pitada de Winning Eleven e promete jogo justo

Habemus novo jogo de futebol! Se a promessa de um novo jogo, GOALS, já tinha gerado burburinho entre os aficionados, agora o hype é real. Durante a Gamescom 2021, evento de games que está acontecendo entre os dias 25 e 27 de agosto, a Strikerz Inc. apresentou o teaser de UFL, o simulador de futebol que será gratuito e chega com o slogan “Free to play, fair to play” — em tradução livre, “Gratuito para jogar, com jogo justo”. O teaser de divulgação, apesar de curto, apresenta algumas dicas sobre o jogo e remete aos trailers de Winning Eleven em seus anos dourados.
A desenvolvedora afirmou durante o evento que os jogadores poderão criar seus próprios clubes e utilizar mais de 5 mil jogadores licenciados. No trailer, é possível ver o West Ham como primeiro time confirmado e a chuteira Nike Phantom, já indicando o licenciamento dos produtos esportivos da empresa americana. Além disso, em comunicado à imprensa, a empresa confirmou a parceria com a FIFPro, empresa que representa mais de 65 mil jogadores de futebol, e a InStat, companhia de análise de desempenho, que irão municiar a Strikerz no desenvolvimento do jogo com dados e estatísticas de cada jogador.
“Somos fãs de futebol e apaixonados por games. Jogamos video games de futebol por anos e sabemos exatamente o que as pessoas querem ver nestes simuladores”, escreveu Eugene Nashilov, CEO da Strikerz Inc. no comunicado à imprensa. “Queremos reinventar os games de futebol do zero, oferecendo aos jogadores espalhados pelo globo uma revolucionária, excitante e justa experiência de jogo. Mal podemos esperar para compartilhar mais sobre o jogo.”
Assim como eFootball — antigo Pro Evolution Soccer, vulgo PES — que chega no próximo mês ao mercado, o UFL está sendo desenvolvido na Unreal Engine e será gratuito. Como se apresenta como “nova liga global de futebol online” é evidente que o formato multiplayer será privilegiado e o carro-chefe deve ser um modo concorrente do FIFA Ultimate Team e do novo MyClub a ser lançado pela Konami.
A promessa do jogo justo deve seguir os passos prometidos por GOALS e tentar atacar o sistema de pareamento, como o handicap, e buscar o ambiente correto para os e-sports. A promessa da Strikerz é que “o jogo é desenvolvido para ser uma experiência justa que privilegia a habilidade e sem opções de pay-to-win“.
Segundo o comunicado, o UFL está sendo desenvolvido desde 2016 e, apesar de não ter data de lançamento confirmada, chegará a todos os principais consoles e receberá regularmente atualizações e novos modos sempre gratuitamente. Como ainda são poucas as novidades, a produtora deu a opção de cadastro na newsletter em seu site oficial para que os fãs continuem acompanhando as informações sobre o simulador. E por aí, o teaser pegou você? Deu pra se iludir com a entrada à la Winning Eleven ou é só mais uma promessa em época de lançamento dos jogos principais? Conta pra gente nos comentários!