Games

eFootball adia início da fase 2 e atualização corretiva não é o bastante para melhorar o impacto negativo

Programada para novembro, a atualização 1.0.0 entregaria a primeira versão completa do jogo, mas não será lançada neste ano

O terceiro episódio da saga do eFootball 2022 continua a tornar pesadelo o sonho do novo simulador da Konami. Depois de um lançamento catastrófico, com uma espécie de demo mal acabada, a produtora de games japonesa prometeu uma atualização corretiva para a semana seguinte. Ciente de que não conseguiria consertar os bugs a tempo, a atualização 0.9.1 foi adiada para novembro e pareceu uma decisão acertada. Nesta sexta, dia 5, a nova DLC chegou e ainda não garantiu um simulador de futebol à altura da história da franquia.

Desde o começo da comunicação do novo título, a Konami explicou que o lançamento do eFootball seria feito em três etapas. No grafismo chamado de Roadmap, a empresa desenhou uma primeira fase muito similar a uma demo e com número de times limitados. Com a repercussão extremamente negativa, mais uma atualização teve que ser programada para corrigir os bugs do game. Com isso, a Konami programou a atualização corretiva para novembro e decidiu adiar a atualização 1.0.0 – que seria a segunda fase e a versão completa do jogo – para o 2º semestre de 2022.

Através de nota oficial, a Konami voltou a desculpar-se pela baixa qualidade do produto entregue e reafirmou que “está trabalhando arduamente para entregar a experiência que nossos jogadores buscam”. Também no comunicado, a empresa explicou que fará o estorno da pré-venda do Premium Player Pack, já que os itens só poderão ser utilizados na versão completa do jogo.

Enquanto a atualização 1.0.0 foi adiada, o conteúdo corretivo – versão 0.9.1 – chegou a todas as plataformas. Com uma longa lista de mudanças, o jogo teve uma nova tela de entrada adicionada e o funcionamento dos menus – tempo de carregamento e fluidez – foi levemente melhorado. Falta um pouco para ficar ideal, mas é notável a mudança.

A gameplay continua sendo o grande problema do jogo. Apesar de estar longe de respeitar a tradição da Konami na produção de simuladores de futebol, o eFootball em sua versão corrigida ainda seria criticado se fosse lançado nesta versão. A atualização evita muitas situações ridículas do game – jogadores sumindo ou sendo deformados em divididas – mas ainda não ataca os principais problemas do funcionamento do jogo: gameplay travada, jogadores com muita dificuldade de mudar de direção e esquemas táticos pouco efetivos. Em comparação ao seu principal concorrente, o FIFA 22 está sobrando na competição de melhor simulador do ano.

Com a implementação prevista apenas para o segundo trimestre de 2022, é possível afirmar que o eFootball não vai emplacar na versão desta temporada. Mesmo que haja uma significativa mudança na gameplay em abril, por exemplo, isso significaria o jogo chegando próximo ao fim de ciclo anual dos modos on-line. Em modos como Ultimate Team e MyClub, muitos jogadores desengajam próximo de maio e junho e começam a vislumbrar a próxima versão. Enquanto o FIFA vai nadar sozinho na versão deste ano, cabe à Konami correr atrás do prejuízo para voltar a ser uma adversária à altura no título de 2023.

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo