Eurocopa Feminina

Assim ficaram os grupos das Eliminatórias para a Eurocopa Feminina

A Uefa fez o sorteio dos grupos para as Eliminatórias para a Eurocopa Feminina, que será disputada na Suíça, em 2025

Nesta terça-feira (5), a Uefa realizou o sorteio dos grupos para as Eliminatórias da Eurocopa Feminina, que acontecerá na Suíça, entre os dias 2 e 27 de julho de 2025. Ao todo, 16 seleções (incluindo o país-sede) disputarão o torneio. A Alemanha é a maior campeão da competição com oito títulos, enquanto a Inglaterra defenderá sua taça conquistada em 2022.

Confira abaixo os grupos das Eliminatórias para a Eurocopa Feminina 2025:

Liga A

  • Grupo A1: Holanda, Itália, Noruega, Finlândia
  • Grupo A2: Espanha, Dinamarca, Bélgica, República Tcheca
  • Grupo A3: França, Inglaterra, Suécia, Irlanda
  • Grupo A4: Alemanha, Áustria, Islândia, Polônia

Liga B

  • Grupo B1: Suíça, Hungria, Turquia, Azerbaijão
  • Grupo B2: Escócia, Sérvia, Eslováquia, Israel
  • Grupo B3: Portugal, Bosnia e Herzegovina, Irlanda do Norte, Malta
  • Grupo B4: País de Gales, Croácia, Ucrânia, Kosovo

Liga C

  • Grupo C1: Bielorrússia, Lituânia, Chipre, Geórgia
  • Grupo C2: Eslovênia, Letônia, Macedônia do Norte, Moldávia
  • Grupo C3: Grécia, Montenegro, Andorra, Ilhas Faroé
  • Grupo C4: Romênia, Bulgária, Cazaquistão, Armênia
  • Grupo C5: Albânia, Estônia, Luxemburgo

Além de competirem por uma vaga direta na Euro Feminina e para os playoffs, as seleções das três ligas também têm em jogo o acesso e a luta contra o rebaixamento antes da próxima edição da Women's Nations League. A qualificação europeia acontece entre abril e julho.

Como funciona as Eliminatórias para a Euro Feminina 2025?

Todas as seleções presentes nas Eliminatórias para a Euro Feminina 2025 competem em grupos de três (Liga C) ou quatro países. Cada equipe faz uma partida em casa e uma fora contra todas as integrantes de sua chave. Para chegar ao torneio da Suíça, as duas mais bem classificadas da Liga A já se garantem na fase de grupos, assim como a anfitriã, que vai jogar a Liga B apesar de sediar a competição e ter vaga garantida.

As outras sete classificadas à Eurocopa Feminina sairão das duas rodadas de playoff, uma em outubro e a outra entre novembro e dezembro. Na primeira fase, as seleções que terminaram em terceiro e quarto lugares na Liga A enfrentam as vencedoras e as três melhores segundas colocadas da Liga C. Dali, as oito ganhadoras avançam para a segunda fase.

Já na Liga B, os quatro primeiros colocados dos grupos e os dois melhores segundos classificados serão sorteados em seis partidas contra o restante dos segundos colocados e quatro países que ficaram em terceiro. Então, os seis vencedores chegarão à segunda fase das Eliminatórias para a Euro Feminina. Na última parte dos playoffs, as seleções serão sorteadas em sete jogos, com os vencedores chegando à fase final.

Em quem ficar de olho?

A Inglaterra, atual campeã da Euro Feminina, precisa ficar esperta diante da Suécia, que já levantou o caneco continental, assim como a Irlanda, que busca a classificação inédita. Atual campeã do mundo e da Women's Nations League, a Espanha é outra favorita à competição. A Alemanha, maior vencedora do torneio, também merece uma atenção especial.

A Holanda, que levantou o caneco da Eurocopa Feminina em 2017, também pode surpreender. Por fim, a França também pode dar trabalhar nas Eliminatórias, já que o país é um dos representantes do continente nos Jogos Olímpicos de Paris. A promessa é de muita emoção até todas as 16 seleções garantirem vaga na competição que será sediada pela Suíça. A ver cenas dos próximos capítulos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo