Futebol feminino

Perto de assinar com o Corinthians, Lucas Piccinato pede demissão das Gurias Coloradas

Lucas Piccinato e Corinthians acertam os detalhes finais do contrato para oficializar o treinador nas Brabas do Timão

Lucas Piccinato está a uma rubrica de ser o próximo técnico do Corinthians. O treinador pediu demissão do comando das Gurias Coloradas nesta segunda (27), após conquistar o título do Gauchão Feminino. Agora, livre no mercado, ele deve assumir as Brabas do Timão na próxima temporada. Segundo apurou a Trivela, o contrato deve ser assinado nos próximos dias. Existem algumas questões burocráticas a serem acertadas, mas que não puderam caminhar até o momento por conta da série de decisões das competições femininas, disputadas por ambas as equipes.

Conforme antecipou a ESPN, o acordo já existia há algumas semanas, mas o técnico desejava encerrar o ano no Internacional. O preparador físico do Inter, Luiz Rodrigo de Oliveira, também deixará o Colorado e se juntará à comissão técnica do time alvinegro.

O Inter não informou detalhes do acordo para a saída do treinador, que tinha contrato ainda em vigor e uma multa rescisória prevista. Com as Gurias, Piccinato chegou às finais do Campeonato Brasileiro, do Gauchão e também à semifinal da Libertadores Feminina, na Colômbia, em outubro deste ano. No estadual, ajudou a equipe a levantar o troféu no último domingo (26), ao vencer o Grêmio.

Aos 33 anos, Lucas Piccinato começou a carreira no Centro Olímpico (SP), em 2011, onde permaneceu até 2017. Em 2018, assumiu o São Paulo e conquistou o Brasileirão Feminino A2 (2019) e a Ladies Cup (2021). Ele saiu do Tricolor paulista em 2022.

Fim da Era Arthur no Timão

Lucas Piccinato vai assumir a vaga deixada por Arthur Elias, que está no comando da Seleção Feminina definitivamente no fim de outubro. Rodrigo Iglesias, auxiliar técnico de Arthur no Corinthians, comandou a equipe interinamente nas decisões do Paulistão, conquistou o título estadual, mas agora também vai seguir para a Granja Comary.

Em um papo exclusivo com a Trivela, no mês passado, Arthur falou sobre a mudança de comando nas Brabas. O técnico ainda não sabia qual seria o nome a ocupar sua antiga vaga, mas prometeu fazer uma “transição suave”. Arthur é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do projeto do futebol feminino do Corinthians.

Ao lado de Cris Gambaré, diretora do departamento, ele participou dos planejamentos e dos processos de profissionalização da modalidade.

– Foi o final de um ciclo incrível. Tenho muito orgulho e sou muito grato a todas as pessoas que passaram por esse ciclo. Fiz muitas amizades aqui. Esse time tem uma união que fez muita diferença, além da capacidade técnica como time. Nunca mais vou viver nada como isso no futebol – contou à reportagem.

Arthur Elias foi confirmado como técnico da Seleção Feminina no dia 1 de setembro. Aos 42 anos, o treinador é um dos símbolos do principal projeto de futebol feminino do país: o multicampeão Corinthians, que apresenta uma rara dinastia no esporte nacional.

Internacional anuncia novo comandante

Já ciente da saída de Lucas há algum tempo, o Internacional estava se movimentando nos bastidores para substituir o professor nesta reta final de 2023. O time colorado ainda tem mais uma competição pela frente, a Brasil Ladies Cup, em São Paulo, entre os dias 3 e 10 de dezembro.

– Brenno Basso é o novo técnico das Gurias Coloradas. Ele chega na próxima quarta-feira e já comanda a equipe feminina na Ladies Cup, em São Paulo. Basso tem 38 anos e é ex-jogador, tendo atuado em clubes como Avaí e Chapecoense. Atualmente, estava comandando o time feminino do Athletico Paranaense, onde foi campeão paranaense há poucos dias – informou o clube em comunicado oficial.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo