Copa do MundoCopa do Mundo Feminina

Jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina têm feriado? Explicamos para você

Seleção brasileira fará sua estreia na competição contra o Panamá na segunda-feira

Em busca do primeiro título na Copa do Mundo Feminina, o Brasil estreia na segunda-feira (24) diante do Panamá, às 8h, no Hindmarsh Stadium, na Austrália. Durante a manhã, estará permitido o ponto facultativo para servidores públicos federais, bem como nos dias dos outros jogos da seleção brasileira no Mundial. Mas, isto significa que haverá feriado?

A resposta é simples: não haverá feriado nos dias de jogos do Brasil. A portaria 3.814, publicada em 17 de julho pelo Ministério da Gestão e Inovação, do governo federal, permitirá aos servidores públicos federais se ausentarem do trabalho para acompanhar os jogos da seleção brasileira. A medida já é comum em datas de jogos da seleção masculina na Copa do Mundo.

Isto quer dizer que, nos horários próximos aos jogos, estes trabalhadores poderão assistir às partidas e terão mais algumas horas até o início do expediente. 

LEIA MAIS: Fifa resgata 1º gol do Brasil, mas Elane lamenta ‘falta de respeito’ com atraso

No entanto, as horas não trabalhadas serão compensadas até o fim do ano. A decisão de se aderir ao ponto facultativo é de cada um. Portanto, os servidores também podem trabalhar no período dos confrontos do Brasil, se assim preferirem.

Esta será a primeira vez em que haverá esta medida para uma Copa do Mundo Feminina. A decisão se deu após sugestão da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como funcionará o ponto facultativo e para quem vale

De acordo com a decisão do governo federal, nos dias de jogos do Brasil até 7h30, o expediente começará às 11h. Quando os jogos forem às 8h, o início do trabalho será ao meio-dia.

LEIA MAIS: Copa do Mundo Feminina: datas, horários e onde assistir à Seleção

A medida valerá para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários e órgãos e entidades integrantes da administração pública federal. Porém, as horas não trabalhadas serão compensadas entre agosto e 29 de dezembro deste ano.

Saiba mais detalhes na portaria do governo federal

Simbolismo da medida

A portaria publicada na segunda-feira (18), para além de seu próprio efeito, possui um símbolo de apoio e evidência ao futebol feminino, segundo a ministra do Esporte.

“Estamos focados em dar visibilidade ao futebol feminino. O ponto facultativo é sobre dar a mesma importância para a seleção feminina que tem a seleção masculina”, afirmou Ana Moser, em nota divulgada pela pasta esta semana.

Adversárias do Brasil na fase de grupos

  • No Grupo F da Copa do Mundo, o Brasil estreia contra a seleção panamenha na segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília).
  • As brasileiras terão páreo duro na segunda rodada: enfrentam a França, no dia 29 (sábado), às 7h, no Brisbane Stadium.
  • Por fim, no Melbourne Rectangular, a equipe de Pia Sundhage fecha a chave contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7h.
Foto de Guilherme Padin

Guilherme Padin

Nascido em São Paulo (SP) e formado em Jornalismo pela Anhembi Morumbi, em 2017, Guilherme Padin escreveu para Footstats, FOX Sports, EL PAÍS Brasil e Portal R7. Participou da cobertura da Olimpíada de 2016, da Copa do Mundo de 2018 e cobriu os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, in loco.
Botão Voltar ao topo