França

Sonho de Mbappé em jogar Olimpíadas parece cada vez mais distante — e até o Real Madrid tem culpa

Eurocopa, chegada ao Real Madrid e ausência de férias: não deve ser agora que Kylian Mbappé realizará o sonho de jogar as Olímpiadas

Os Jogos Olímpicos, mesmo não sendo tão revelantes para o mundo do futebol, ainda trazem consigo uma aura especial que faz grandes jogadores pedirem para disputar a competição. Já aconteceu com Ronaldinho Gaúcho, Juan Riquelme e, mais recentemente, Neymar. Kylian Mbappé é outro craque que tem esse sonho, expresso há muito tempo pelo francês, que verá a sua cidade, Paris, receber as Olimpíadas entre julho e agosto desse ano. No entanto, apesar dessa vontade, tudo indica que o atacante não conseguirá agora disputá-la.

E há uma série de motivos. O primeiro e principal deles: por não ser considerado Data Fifa, os clubes não têm obrigação de liberar os jogadores para disputar o ouro olímpico. Acertado para defender o Real Madrid a partir da próxima temporada, os Merengues não devem abrir mão de contar com Mbappé no início de 2024/25, especialmente porque o francês não deve ter férias por conta da Eurocopa 2024 e, consequentemente, não deve participar da pré-temporada.

A principal competição europeia de seleções, disputada na Alemanha, começa em 14 de junho e termina em 14 de julho – as Olimpíadas iniciam 10 dias depois, em 24/07. Considerando que a Seleção Francesa entra sempre como favorita e fez três das quatro finais mais importantes entre nações nos últimos anos (Euro 2016 e Copa do Mundo de 2018 e 2022), chegar na decisão não será uma surpresa.

Didier Deschamps, técnico da França, abordou o assunto em coletiva nesta quinta-feira (14), quando convocou o selecionado para amistosos nas próximas semanas. O experiente comandante diminuiu ainda mais as chances de Mbappé estar nos Jogos Olímpicos, apontando a dificuldade de emplacar duas competições seguidas sem férias – em 2021, o meio-campista Pedri fez isso e terminou a temporada com 72 jogos, carga que o faz sofrer com lesões até hoje.

– É muito difícil em um nível psicológico e físico conseguir emendar duas competições como estas, sem ter férias – afirmou Deschamps.

Titular, capitão e principal craque: Mbappé e França chegam na Eurocopa como favoritos (Foto: Icon Sport)

Treinador da seleção que jogará em casa nas Olimpíadas, Thierry Henry foi mais cauteloso e afirmou não ter nada certo, apesar de citar a necessidade das equipes terem seus jogadores no início da temporada – ainda mais para Kylian, provavelmente recém-chegado no Santiago Bernabéu. Vale citar que nesta semana o jornal Le Parisien publicou que junto de Mbappé iriam Antoine Griezmann e Olivier Giroud, trio campeão do mundo em 2018, nas vagas de atletas acima dos 23 anos que podem ser convocados aos Jogos Olímpicos.

– As equipes precisam dos seus jogadores no início da temporada. Não tenho nada certo. Dependo de um sim ou de um não de um clube. E mesmo que se eu tiver essa aprovação e o clube mudar de treinador nesse meio tempo, quem me diz que eu poderei contar com ele nesse momento? – expôs Henry, técnico da França sub-21.

Mbappé parecia saber dessa dificuldade já em janeiro, quando cedeu uma entrevista à revista GQ. Questionado sobre o assunto, ele afirmou que chegou em uma fase da carreira que não quer forçar nada e entenderia se o clube não o permitisse jogar. Segundo o jornal francês L’Equipe, nessa época ele já estava decidido a jogar pelo Real.

– Cheguei a uma fase da minha vida e da minha carreira em que já não quero forçar as coisas. Se me deixarem fazer, irei com muito prazer, mas se não for possível, entenderei.

Em 2021, Mbappé escreveu carta para expor vontade de jogar nas Olimpíadas de Paris

Nos Jogos Olímpicos de 2020, disputados em Tóquio no ano seguinte por conta da pandemia, Kylian Mbappé não foi liberado pelo Paris Saint-Germain para defender a França, mas o atacante expressou, em carta aberta ao L’Equipe à época, sua vontade de estar presente na edição de 2024.

– Foi assistindo aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, que percebi a importância desta competição planetária. Os Jogos são ‘A REFERÊNCIA’ do esporte, o Graal absoluto que todos os esportistas do mundo querem competir e experimentar pelo menos uma vez na vida. […] Foi quando disse a mim mesmo que também quero estar lá. Quero experimentar os Jogos de Paris. É um sentimento forte, interior, como se eu já estivesse destinado a participar dessa imensa festa na minha cidade, no meu país, 100 anos depois das últimas Olimpíadas na França. É um sonho de infância que surge – escreveu, em trecho da carta publicada em outubro de 2021 (leia completa aqui).

O atacante ainda falou que na edição de 2020 “puxaram o tapete” sob seus pés. Nesta edição, a França fracassou e caiu na fase de grupos, com apenas uma vitória e duas goleadas sofridas (4 a 1 México e 4 a 0 Japão). Naquele ano, a Seleção Brasileira terminou com o ouro, os japoneses ficaram com a prata e os mexicanos com o bronze.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo