França

Au Revoir definitivo: Mbappé confirma ao PSG que deixará (finalmente) clube ao término da temporada

Em nota não-oficial, clube francês teria reforçado que o pedido do jogador já foi recebido pela presidência, mas detalhes ainda são desconhecidos

Kylian Mbappé finalmente tomou uma decisão sobre seu futuro – e ele não é em Paris. Nesta quinta-feira (15), o atacante francês informou ao PSG que deixará o clube assim que a temporada terminar. A informação foi antecipada pela RMC Sport e pelo L'Equipe e, mais tarde, confirmada pelo próprio clube através de uma nota não-oficial a vários veículos europeus.

As condições da saída do jogador, bem como o seu destino, ainda são desconhecidos. A equipe parisiense ainda não sabe como será feita uma futura oferta, nem se o atleta renunciará parte dos bônus de fidelidade que havia assinado na renovação anterior.

No entanto, no comunicado divulgado na íntegra pela rádio catalã Cadena SER, o time comandado por Luis Enrique reforça o compromisso de estabelecer um equilíbrio financeiro e enfatiza a busca por um elenco cada vez mais jovem. Até por conta disso, o roteiro desenhado pelo PSG parece ter um foco em “prender” nomes estratégicos para o futuro, como são os casos de Warren Zaire Emery e Xavi Simons, que está emprestado ao RB Leipzig nesta temporada.

Leia a nota não-oficial enviada à mídia europeia pelo PSG:

O clube confirma que Kylian comunicou a sua decisão de deixar o PSG no final da temporada de 2024. Os termos da saída ainda não foram totalmente acordados: Kylian ainda tem de cumprir os seus compromissos com o clube (por exemplo, se for uma venda e se houver esforço financeiro). PSG e Mbappé comunicarão quando tudo estiver definitivo nos próximos meses. 

O PSG continua a sua transformação do individualismo galáctico para o coletivo. A juventude (o PSG é o time mais jovem da Champions League) e a instituição estão acima de tudo.

O clube já tem planos de adquirir vários jogadores que poderão ser substitutos na saída de Mbappé. Também algumas renovações importantes da geração futura, como Warren Zaire Emery e Xavi Simons estão em pauta. Warren tem 17 anos, Barcola, que marcou ontem, 21; Mbappé completa 26 anos este ano, 8 anos mais velho que Warren Zaire Emery.

Recorde-se que o custo bruto para o PSG pagar a Mbappé por ano é de 200 milhões de euros. O PSG está focado no futuro e no equilíbrio.

Real Madrid tem caminho livre (com valores astronômicos)

Boa parte da imprensa europeia crava que Mbappé tem acordo verbal com o Real Madrid, mas as exigências monetárias do jogador são salgadas. Isso porque Mbappé quer ser um dos atletas mais bem pagos da Europa e pede um total de 50 milhões de euros – brutos – por temporada, além do bônus de transferência no valor de 120 milhões de euros.

Segundo a rádio catalã, o Real Madrid está disposto a pagar um bônus de transferência a Mbappé semelhante ao que desembolsou por Bellingham: 100 milhões de euros (cerca de R$ 535 milhões) mais uma porcentagem dos direitos de imagem.

A equipe merengue pressiona o francês com as sondagens por Erling Haaland, já que, ainda de acordo com a rádio: “o Real Madrid não precisa de Mbappé porque sabe que a contratação do norueguês seria uma bomba de igual ou maior magnitude”.

Botão Voltar ao topo