França

Pochettino diz que ele e Mbappé estarão no PSG na próxima temporada, mas nem ele deve acreditar nisso

Em final de temporada de cobranças, apesar do título da Ligue 1, Pochettino mantém discurso de permanência - até porque tem contrato até 2023

O técnico Mauricio Pochettino declarou nesta quinta-feira que a chance de continuar no PSG é 100% e ainda foi além: que Kylian Mbappé também estará no clube. O técnico foi colocado em uma situação difícil e resolveu usar esse discurso, mesmo que nem ele mesmo deve acreditar. No momento, parece mais provável até que Mbappé fique do que o treinador.

O PSG conquistou o título da Ligue 1 no domingo, mas a sensação não foi boa. Houve vaias dentro do estádio e comemoraram fora do estádio. Há muita incerteza em relação ao futuro do clube, tanto de jogadores como do técnico. Mbappé só tem contrato até junho e ainda não acertou renovação. É um dos jogadores mais badalados do mundo e o Real Madrid é o principal candidato a recebê-lo, embora haja esperança na diretoria parisiense em mantê-lo.

Na coletiva antes do jogo contra o Strasbourg, nesta sexta-feira, o técnico foi perguntado qual eram as chances dele e Mbappé estarem no clube na próxima temporada. “100% nos dois casos”, afirmou. “Isso é como eu sinto hoje. Isso é o que eu posso dizer a vocês hoje. Não posso dizer nada mais. É como sinto agora”.

“Isso é futebol e nunca sabemos o que pode acontecer. Mas eu tenho que responder baseado em como me sinto hoje. E assim eu fiz. Não houve nenhuma conversa concreta, além das normais em termos dos nossos planos pelo que estamos fazendo até aqui”, afirmou o treinador.

Parece uma forma de autopreservação completamente compreensível para Pochettino. Pegaria mal para ele dizer que sabe que ele não ficará. Ou mesmo dizer que acredita que Mbappé não ficará no clube, quando se sabe que o PSG tem feito tudo que pode para convencer o jogador. Além disso, em relação a ele mesmo, há um contrato vigente e se o clube quiser mesmo que ele saia, terá que pagar por isso.

Já se fala muito sobre quem será o próximo técnico do PSG, mesmo que Pochettino tenha contrato até junho de 2023. Antes da atual temporada, o argentino foi especulado para voltar ao Tottenham, antes mesmo dos Spurs contratarem Nuno Nuno Espírito Santo. O PSG não quis liberá-lo e o manteve sob contrato até 2023. O português durou pouco: foram só 17 jogos.

Quem entrou no Tottenham foi Antonio Conte e o motivo de estar citando isso e que o jornal francês Le Parisien noticiou que o italiano tem interesse em assumir o PSG na próxima temporada. Há a especulação que os dois técnicos trocarão de lugar: Conte vai para Paris e Pochettino volta aos Spurs.

O treinador era especulado como possível nome no Manchester United, que ainda procurava técnico até o anúncio da escolha de Erik Tem Hag para o cargo. Ainda assim, seja no Tottenham em outro clube, não devem faltar opções a Pochettino. O trabalho no PSG não é dos melhores, mas o histórico do clube mostra que o problema tende a ser mais do clube do que dos técnicos. Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Unai Emery, do Villarreal, e Thomas Tuchel, do Chelsea, ex-técnicos dos parisienses, todos fazem bons trabalhos nesta temporada em seus clubes.

Considerando que Conte tem um prazo de validade curto e que foi com Pochettino que o Tottenham viveu seus melhores anos nas últimas décadas, um retorno ao clube não seria uma surpresa. Ainda mais se houver interesse do clube parisiense no italiano.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo