Por vaga carente na Seleção, lateral busca salto na próxima janela e mira Super Mundial
Lateral esquerda é problema no Brasil há anos; ex-Fluminense sonha mudanças e Borussia Dortmund pode ser caminho

Alex Sandro, Renan Lodi, Wendell, Abner e agora Arana. A lateral esquerda da seleção brasileira é um problema desde que Marcelo parou de ser convocado. Vários nomes foram testados, nenhum se firmou, e é motivo de debate há muito tempo.
Uma opção com poucas chances e falada por fãs nas redes sociais é Caio Henrique, do Monaco, que projeta uma transferência no meio do ano para voltar a vestir a Amarelinha, segundo apuração da Trivela.
O lateral-esquerdo de 27 anos se destaca no Principado há mais de quatro anos, mas só recebeu uma convocação: em setembro de 2023, com o então interino Fernando Diniz. Na ocasião, saiu do banco de reservas na vitória sobre a Bolívia e só.
Após uma grave lesão no joelho entre 2023 e 2024, Caio voltou aos gramados em abril passado, mas demorou até retomar a forma física.
O REI DAS ASSISTÊNCIAS 🅰️
— AS Monaco BR 🇲🇨 (@AS_Monaco_BR) March 15, 2025
4⃣° passe decisivo de Caio Henrique nos últimos 7⃣ jogos 🔥🇧🇷 pic.twitter.com/ZfZYZIK0jk
Caio Henrique quase saiu em janeiro e agora foca no meio do ano
O ex-Fluminense, Santos e Grêmio, com quatro assistências nas últimas sete rodadas da Ligue 1, teve alguns problemas com o técnico Adi Hütter e quase deixou seu time na última janela de transferências.
Conforme apurou a reportagem, após publicação do jornal francês “L'Équipe”, Niko Kovac, quem trouxe o brasileiro para o Monaco, assumiu o Borussia Dortmund e queria trazê-lo em janeiro, mas os monegascos negaram.
Caso o clube alemão mantenha o interesse na abertura da janela prévia ao “Super” Mundial de Clubes, o staff do jogador mantém aberta uma transferência, como uma forma de dar o “salto” para um time com maior visibilidade e chamar novamente a atenção da Seleção.

O Dortmund, inclusive, divide o grupo F da competição com o Flu e poderia marcar o reencontro de Caio Henrique com o clube que se destacou em 2019.
Além do mercado alemão, o jogador já recebeu sondagens de clubes da Premier League recentemente e na próxima semana haverá reuniões para tratar do assunto. O contrato dele com o Monaco vai até o meio de 2027.
No passado, o Barcelona tinha aberto negociações com o jogador, como apurou a Trivela.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Lateral assume que teve dificuldades em retomar a forma física
Romper o ligamento cruzado do joelho é um dos grandes medos do jogador de futebol atualmente. Uma lesão de longa recuperação e que pode deixar sequelas, além de tornar o retorno aos gramados um processo tortuoso.
Caio Henrique passou 213 dias se recuperando desse problema físico, sofrido em 22 de setembro de 2023, até voltar a atuar no jogo entre Monaco e Clermont, em abril do ano passado. O jogador demorou até se sentir 100% fisicamente.
— Tivemos uma boa conversa com o treinador e concordo com ele. Houve momentos em que nem sempre estive 100%, mesmo nos treinos. Fisicamente, isso foi o mais complicado. Mentalmente, às vezes também era difícil — disse o lateral antes da vitória por 2 a 0 sobre o Angers em 15 de março, quando deu uma assistência.
Em toda a temporada, o defensor soma 30 jogos (20 como titular), com cinco assistências. O time do Principado volta a jogar neste sábado (29), contra o Nice, pela 27ª rodada do Campeonato Francês, confronto direto entre terceiro e quarto por uma vaga na próxima Champions League.