Brasil

Lesão no joelho tira Caio Henrique da Seleção e cria problema na lateral para Diniz

Lateral do Monaco, Caio Henrique tinha chance de ser titular da Seleção na próxima Data Fifa, mas passará por cirurgia após lesão de ligamento

Fernando Diniz ganhou um desfalque na sua lista de convocados para a próxima Data Fifa, com jogos contra Venezuela, em Cuiabá, e Uruguai, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O lateral-esquerdo Caio Henrique, do Monaco, sofreu uma lesão de ligamento no joelho esquerdo e será cortado da Seleção pelo técnico.

O brasileiro sentiu o problema na derrota do Monaco para o Nice por 1 a 0, na última sexta-feira, em um lance isolado e sozinho. Caio tentou afastar uma bola próximo à linha de fundo, de costas para um adversário que o pressionava. Ele manifestou a lesão após abaixar a perna e caiu no gramado. Mesmo assim, ele continuou em campo até o fim da partida.

Depois, um exame de imagem confirmou a lesão. Ainda não há prazo para a recuperação, mas a Trivela apurou que o lateral deve passar por cirurgia e ficar ao manos alguns meses afastado. Em comunicado oficial, o Monaco se limitou a informar que o atleta sofreu uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior.

Substituto é problema para Fernando Diniz

A ausência do lateral cria um problema para Diniz na próxima convocação. Caio já havia sido convocado pelo técnico na Data Fifa anterior, com vitórias sobre Bolívia e Peru, mas como reserva de Renan Lodi, titular nos dois jogos. A Trivela ouviu que havia expectativa de que Caio pudesse até ser titular nas próximas partidas.

Além disso, o treinador vê hoje as principais opções da posição em momento de baixa. Ayrton Lucas, do Flamengo, caiu de rendimento com Jorge Sampaoli e inclusive falhou no gol marcado por Calleri no Maracanã no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Alex Telles é outro que saiu do radar, após a transferência para o Al-Nassr.

Até agora, a CBF não se posicionou sobre o corte de Caio Henrique – o que deve ocorrer em breve. Diniz e a entidade devem anunciar um substituto nos próximos dias.

Lesão frustra Caio após longa espera pela Seleção

A lesão vem justo no momento que Caio mais esperava na carreira. O jogador é destaque do Monaco há pelo menos duas temporadas e esperava muito por uma chance na Seleção. Ela veio na última Data Fifa, e o lateral inclusive atuou por alguns minutos na goleada sobre a Bolívia, em Belém.

Caio vem de duas temporadas seguidas com ao menos 10 assistências. Foram 12 passes para gol em 49 jogos na temporada 2021/22 e outros 10 na última temporada. EM 2023/24, ele é o líder em assistências do Campeonato Francês. São quatro, em seis jogos disputados. O Monaco, que já foi líder da competição, sofreu a primeira derrota e caiu para a quarta colocação, com 11 pontos.

Veja a lista completa de Diniz:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco), Renan Lodi (Marselha)
  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense)
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras)
  • Atacantes: Neymar (Al-Hilal), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Matheus Cunha (Wolverhampton)

Quando joga a Seleção

A Seleção enfrenta a Venezuela em 12 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 17, o adversário será o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Brasil lidera as Eliminatórias com seis pontos e 100% de aproveitamento nos dois primeiros jogos.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo