Diniz avalia começo à frente da Seleção e justifica presença de Gerson em nova lista: “Tem feito por merecer”
Neste sábado (23), Fernando Diniz anunciou nova lista de convocação para os dois próximos compromissos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
Na tarde deste sábado (23), o técnico Fernando Diniz anunciou a lista com os 23 convocados que defenderão a Seleção Brasileira nos dois próximos jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026. Em meio aos jogadores citados pelo treinador, um em especial chamou a atenção: Gerson. O volante do Flamengo não atravessa bom momento no Rubro-Negro e não tinha o nome ventilado na Canarinho.
Após anunciar os atletas convocados, Diniz concedeu entrevista coletiva e respondeu aos questionamentos dos jornalistas presentes na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Além da presença de Gerson na lista, o comandante da Amarelinha abordou outros temas, como: nova convocação de Richarlison, importância de Neymar, retorno de Vinicius Junior, lesão de Vitor Roque, entre outros.
O Brasil enfrenta a Venezuela, no dia 12 de outubro, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias. Já na quarta jornada, a Seleção vai encarar o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 17 do mesmo mês. Vale destacar que a Canarinho lidera o classificatório com seis pontos, após duas partidas. A Argentina vem logo atrás, com a mesma pontuação, mas perde no saldo de gols.
Veja a lista completa:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo)
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco), Renan Lodi (Marselha)
- Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras)
- Atacantes: Neymar (Al-Hilal), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Matheus Cunha (Wolverhampton)
Diniz justifica presença de Gerson em lista de convocação
Perguntado sobre o porquê da convocação de Gerson, Fernando Diniz foi direto e reto ao dar sua justificativa. O treinador elogiou as características do volante do Flamengo e garantiu que o jogador tem feito por merecer.
– O Gerson é um jogador de muita mobilidade. No Flamengo ele já jogou de volante, mais à frente e no meio. É um jogador forte, de uma mudança positiva de uns tempos para cá. É um jogador combativo, convoco ele com muita tranquilidade. Merece, tem feito por merecer.
É uma das convocações mais fáceis para mim. Talvez foi o jogador que eu mais vi atuar, fora os do Fluminense. Gerson tem jogado constantemente bem, mesmo com o Flamengo oscilando. Acho que ele está sendo muito constante. É um jogador bem acima da média e tem muito a ver com aquilo que penso sobre futebol.
Convocação de Richarlison
Outro tema polêmico introduzido durante a coletiva foi a nova convocação de Richarlison. O atacante, que não atravessa bom momento dentro e fora de campo, voltou a balançar as redes no último dia 16 (sábado), em vitória do Tottenham por 2 a 1, de virada, sobre o Sheffield United, pela Premier League. Com a camisa da Seleção Brasileira, o atacante ainda não marcou em 2023.
Apesar da fase ruim do camisa 9, Diniz reforçou sua confiança no jogador do Tottenham e destacou a evolução do mesmo nos últimos jogos pelo clube inglês.
– O critério técnico. Se devolvesse essa perguntar: ele jogou mal? É que não paramos para pensar, ele teve algumas chances e a bola não entrou. O Richarlison não jogou mal, mas não teve a felicidade na Seleção de colocar a bola para dentro. Lá no Tottenham deu sinais de melhora, entrou e foi decisivo.
Lesão de Vitor Roque
Na última quinta-feira (21), durante a vitória do Athletico-PR sobre o Internacional, na Ligga Arena, Vitor Roque sofreu falta dura de Nico Hernández, acusou dores fortes no tornozelo direito e pediu para ser substituído. O jovem atacante do Furacão passou por exames e nele foi detectado o rompimento dos ligamentos da região atingida.
💪 Boa recuperação, @vitorroque_f!
Vitor Roque passou por exames nesta sexta-feira, após a entorse no tornozelo direito sofrida na partida diante do Internacional.
Com os exames de imagem e a avaliação do Departamento Médico do clube, foi constatada uma lesão ligamentar da… pic.twitter.com/OELmTPCrsP
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) September 22, 2023
Antes de se lesionar, Vitor Roque vivia a expectativa pela primeira convocação na Seleção Brasileira principal. Fernando Diniz desejou melhoras ao atacante e pontuou que a joia sempre estará no radar da Amarelinha.
– Desejo melhoras rápidas, o Vitor Roque é um grandes talentos do Brasil. Tem um futuro brilhante na Seleção e na Europa, está sempre no radar. Enfrentei ele umas cinco ou seis vezes, espero que ele consiga melhorar e vamos sempre estar acompanhando.
Confira outros pontos abordados na coletiva de Diniz
Importância de Neymar
– Eu quero que ele seja o melhor Neymar que for possível, que escreva as página as mais bonitas dele no futebol. Temos que aproveitar, demora muito para nascer outro. Temos que aproveitar o limite máximo, a Seleção é a casa dele, desde 2010 que está frequentando esse ambiente.
Retorno de Vini Jr após lesão
– Enxergo ele como protagonista, a gente não consegue entender como ele ficou fora da lista de melhores do mundo. Se tornou um grande personagem para a sociedade, como conseguiu se defender e defender a sua causa.
Lucas Paquetá fora de novo
– É um jogador que eu adoro. As pessoas também o adoram como pessoa, isso ele me transmite isso desde que assisto aos jogos dele no Flamengo. Espero que tudo corra bem com o Paquetá, que isso esteja perto do fim e que possamos convocar ele para a Seleção.
Análise de começo à frente da Seleção
– Difícil responder de uma maneira objetiva o que deu errado e certo. A equipe teve mais pontos positivos do que negativos, a gente com pouco tenho repete o máximo que dá. Com o tempo vamos ganhando mais entendimento do que penso, nesses primeiros movimentos os jogadores foram impecáveis. As coisas andaram de uma maneira positiva e coerente contra a Bolívia.
– No jogo do Peru a gente esperava um jogo diferente, uma rivalidade e um campo muito alto e seco. Um pouco de cansaço pela viagem e alguns erros que jogamos de maneira equivocada em alguns momentos. Uma crítica que faço a mim diretamente, acho que demorei para mexer na equipe. Estava muito envolvido e demorei, mas não faço movimentos por obrigatoriedade. Faço para melhorar o jogo, se pudesse voltar atrás teria colocado os mesmos jogadores um pouco antes.
Conversa com Casemiro
– É um jogador extremamente importante, uma das nossas lideranças. Vencedor e um exemplo na Seleção, espero ajudar para que ele possa ter vida longa na Seleção e melhorar a dinâmica do seu jogo. É um craque da posição, conhece como poucas a função e a bola passa muito por ele. É muito importante que tenha a categoria do Casemiro e um jogador que queremos ter por muito tempo.