Brasil

Diniz repete base, mas Seleção Brasileira tem retorno de Vini Jr. e surpresa no meio-campo

Ausência de Gabriel Martinelli e presença de Gerson, do Flamengo, são as grandes novidades da segunda convocação de Diniz

Em sua segunda convocação no comando da Seleção, Fernando Diniz divulgou os 23 nomes que vão enfrentar a Venezuela e o Uruguai em outubro. O grupo brasileiro conta com o retorno de Vini Jr., recuperado de lesão, e com uma novidade surpreendente: Gerson, do Flamengo

Em entrevista coletiva, o treinador – que se divide entre a Seleção e o Fluminense – falou sobre o saldo da estreia da equipe nacional. A avaliação dele foi positiva, principalmente pelo alto envolvimento dos torcedores.

– A torcida foi o nosso grande incentivo. Acho que conseguimos aproximar aquilo que é a essência do futebol brasileiro, jogando bem e conquistando o coração dos torcedores e cada vez um ambiente mais positivo – disse o professor na abertura da convocação.

Gerson é grande surpresa da convocação

Diniz foi bastante questionado sobre a grande surpresa da convocação. O volante flamenguista ganhou espaço e elogios do comandante.

– O Gerson é um jogador de muita mobilidade. No Flamengo ele já jogou de volante, mais à frente e no meio. É um jogador forte, de uma mudança positiva de uns tempos para cá. É um jogador combativo, convoco ele com muita tranqulidade. Merece, tem feito por merecer.

– Não pensei muito em uma base. Tentei convocar os melhores jogadores possíveis, terminamos nosso jogo no Peru há duas semanas, mas a amostra é muita pequena. Muitos jogadores podem ser convocados, mas essa base do ciclo da Copa, tenho uma base de jogadores. Está aberta para todo mundo, não existe titular absoluto, mas é convocar os melhores.

Vale lembrar que Gerson se envolveu recentemente em um episódio de agressão com um companheiro do Flamengo. O volante chegou a fraturar o nariz de Varella em uma troca de socos no CT da Gávea.

Veja a segunda lista de convocados por Diniz:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool); Alisson (Liverpool), Lucas Perri (Botafogo)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha).
  • Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense).
  • Meio-campistas: Gerson (Flamengo) Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Joelinton (Newcastle), e Raphael Veiga (Palmeiras).
  • Atacantes: Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Junior (Real Madrid), e Richarlison (Tottenham).

Trajetória da Seleção nas Eliminatórias

Os próximos compromissos da Seleção acontecerão em outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No dia 12 de outubro, o Brasil volta a campo contra a Venezuela, na Arena Pantanal. Na sequência, viaja a Montevidéu, onde enfrenta o Uruguai, no Estádio Centenário, no dia 17. 

A seleção brasileira estreou na competição eliminatória no mês passado, com goleada sobre a Bolívia no Mangueirão, em Belém, por 5 a 1. Na segunda rodada, venceu o Peru, por 1 a 0.

A Copa do Mundo de 2026 será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. As Eliminatórias Sul-Americanas classificam seis seleções de forma direta. Há ainda uma sétima vaga de repescagem em jogo, com um total de 10 países na briga.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo