Eurocopa 2024

UEFA pune Bellingham por gesto obsceno, mas meia não deve ser desfalque na Euro; entenda

Episódio aconteceu durante a vitória inglesa sobre a Eslováquia pelas quartas de final da Eurocopa

A vitória da Inglaterra sobre a Eslováquia por 2 a 1, de virada, pelas oitavas de final da Eurocopa, definitivamente não acabou no apito final da prorrogação vencida pelo English Team.

Isso porque a Uefa decidiu punir Jude Bellingham com uma multa, mais uma suspensão por um jogo. O meia marcou um gol antológico de bicicleta, empatando o jogo no último lance do tempo regulamentar, e comemorou de forma polêmica.

O craque do Real Madrid foi flagrado realizando um gesto obsceno enquanto passava em frente ao banco de reservas da Eslováquia.

A entidade máxima do futebol na Europa decidiu multar o jogador em 30 mil euros (R$ 177 mil reais, de acordo com a cotação atual), e suspendê-lo por uma partida em competições da Uefa.

No entanto, a punição não será aplicada imediatamente. A medida passará por um estágio probatório de um ano. Caso Bellingham repita o gesto ofensivo, terá a punição aplicada imediatamente.

Logo, a jovem estrela estará liberada para enfrentar a Suíça neste sábado (06), pelas quartas de final do torneio.

Meia da Inglaterra explicou gesto polêmico nas redes sociais

Bellingham até tentou se explicar em relação ao gesto que fez após marcar o gol de empate contra a Eslováquia. O contexto do jogo foi dramático, o que explicaria a efusiva comemoração do craque do Real Madrid. 

Schranz abriu o placar para os eslovacos aos 25 minutos. A Inglaterra, mais uma vez com dificuldades para criar, foi mal no primeiro tempo e terminou a etapa inicial em desvantagem.

Na etapa final, o time inglês fez sua melhor apresentação nesta Eurocopa. Mais insinuante e envolvente, o English Team conseguiu criar muitas chances, chegando a mandar uma bola na trave com Rice.

No último lance do jogo, Guéhi aproveitou lançamento lateral para dentro da área, e encontrou Bellingham no centro do tumulto. O meia virou uma incrível bicicleta e deixou tudo igual, para a festa da torcida inglesa presente em Gelsenkirchen.

Na comemoração, segundo o próprio jogador, o gesto não passou de uma brincadeira interna com seus companheiros de equipe.

— Um gesto de piada interna para alguns amigos próximos que estavam no jogo. Nada além de respeito pela forma como a seleção da Eslováquia jogou esta noite — afirmou o jogador.

Bellingham faz gesto obseno após marcar gol da virada contra a Eslováquia.
Bellingham faz gesto obseno após marcar gol da virada contra a Eslováquia. Foto: Icon Sport

Uefa impõe mais uma punição por gestos polêmicos

Outra punição foi aplicada pela entidade após gestos em comemorações de jogadores. Desta vez, o zagueiro Demiral foi o centro das investigações da entidade.

O zagueiro pegou dois jogos de suspensão após fazer gestos simbolizando um lobo durante a vitória contra a Áustria por 2 a 1 nas oitavas de final.

O sinal feito pelo jogador foi identificado como uma saudação ultranacionalista, associada ao grupo conhecido como Lobos Cinzentos (Ukulcu)

Como o gesto feito pelo jogador turco tem relação a questões políticas, a punição de Demiral tem efeito imediato, e o zagueiro perderá as duas próximas partidas de seu país na competição. Logo, o atleta só retornaria ao time em uma eventual final.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo