Com ‘pena’ de técnico, Foden indica caminho para melhora da Inglaterra na Euro
English Team encara a Suíça pelas quartas de final da competição no próximo sábado (06)

Phil Foden, atacante titular da Inglaterra nesta Eurocopa, isentou o técnico Gareth Southgate das críticas que o treinador vem recebendo.
Na visão do craque do Manchester City, a responsabilidade pelas más exibições na competição até o momento é, majoritariamente, dos jogadores em campo.
O atacante chegou a dizer que “sente pena” de seu treinador no English Team, tendo em vista a enxurrada de apontamentos recebidos.
Outro ponto importante citado pelo jogador diz respeito ao seu próprio desempenho nesta Eurocopa. Foden foi eleito o melhor jogador da última Premier League, e segundo sua autoavaliação, não esteve à altura das expectativas na competição continental.
— Não fui o melhor jogador da Premier League para vir aqui (Eurocopa) e não mostrá-la (minha qualidade) — afirmou Foden.
Phil Foden sobre a sua forma no EURO 2024: “Não fui o melhor jogador da Premier League a vir aqui e não mostrar isso.
Sinto que a cada jogo estou a avançar alguns passos e espero poder fazer boas exibições pela Inglaterra, esse foi sempre o meu objetivo." pic.twitter.com/tDXxXiZ42l
— GoncaloDias17 (@goncalo_diass17) July 4, 2024
Para Foden, atletas precisam chamar mais a responsabilidade
Em termos táticos, o atacante também destacou que a equipe em campo precisa tomar mais a iniciativa, e não esperar que apenas o treinador indique as resoluções dos problemas do time.
Apesar da qualidade dos seus jogadores, a Inglaterra tem sido criticada pela pobreza de seu jogo durante toda a Euro. O English Team venceu apenas um jogo na fase de grupos e precisou de um gol épico de Bellingham para forçar a prorrogação contra a modesta Eslováquia, nas oitavas de final.
Foden ainda revelou que tal postura é exatamente o oposto do que Southgate pede aos jogadores em campo e nos treinamentos.
— Nos treinos, ele (Southgate) tem nos dito para pressionar e estar marcando no campo de ataque. Às vezes tal postura tem que vir dos jogadores. Temos de ser líderes e sinto que nos jogos podíamos ter nos unido mais e encontrado uma solução. Temos falado mais sobre isso e, se acontecer de novo, podemos encontrar uma saída e adaptar ao nosso jogo — reiterou o jogador.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Foden acreditar que pode, sim, atuar junto a Bellingham
Um dos pontos citados pela crítica sobre as más exibições do English Team na Eurocopa diz respeito a falta de sintonia entre de Foden e Bellingham na equipe titular. Para alguns, a dupla dificilmente pode render em alto nível atuando lado a lado, algo que foi rechaçado pelo atleta do City.
— Não concordo com isso (não poder jogar com Bellingham), sinto que trabalhamos bem juntos. É como os jogos têm ocorrido às vezes e a maneira como o futebol funciona — disse Foden.
A Inglaterra sofreu para vencer a Eslováquia por 2 a 1, de virada, na prorrogação. Contudo, foi o melhor jogo a equipe de Foden em termos de criação de oportunidades.
Embora tenha feito um primeiro tempo pobre em termos de criação de jogadas, o time inglês aproveitou o recuo adversário na etapa complementar para criar inúmeras chances.
Neste sentido, Foden considera que a exibição diante dos eslovacos deve ser repetida nas quartas de final contra a Suíça, e que a Inglaterra vai evoluir ainda mais.