Southgate explica por que substituiu Harry Kane e revela problema da Inglaterra
Mesmo precisando da vitória contra a Dinamarca, Gareth Southgate colocou Harry Kane no banco e foi criticado na Inglaterra

Nesta quinta-feira (20), a Inglaterra ficou apenas no empate com a Dinamarca por 1 a 1, no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, pela 2ª rodada do Grupo C da Eurocopa. E isso serviu para colocar o trabalho de Gareth Southgate em xeque.
Após uma vitória sem um bom futebol na estreia do torneio contra a Sérvia, os Three Lions voltaram a ser criticados pelas atuações ruins no torneio. Antes da Euro começar, a seleção inglesa era vista como uma das favoritas.
O técnico do English Team também foi criticado por substituir Harry Kane enquanto empatava com a Dinamáquina. O centroavante é o capitão da Inglaterra e uma das referências de Southgate.
Aliás, Kane se tornou apenas o terceiro jogador na história dos Three Lions a marcar gols em quatro competições renomadas de forma consecutiva. O atacante balançou as redes nas últimas duas Copas do Mundo e Eurocopas.
Perguntado sobre o motivo de ter tirado Harry Kane antes do jogo, o treinador da seleção inglesa reconheceu que precisava de “mais energia” contra a seleção dinamarquesa:
– Nós precisávamos de energia. Fizemos dois jogos em uma período de tempo curto, precisávamos de pernas frescas para pressionar nessa fase do jogo. Acho que Harry só teve 90 minutos em mais de um mês, essa foi a decisão que tomamos -, esclareceu Gareth Southgate em coletiva.
Vale lembrar que o centroavante do English Team perdeu os últimos dois jogos da Bundesliga com o Bayern de Munique devido a um problema nas costas.
Durante a preparação para a Euro 2024, Kane saiu do banco de reservas no amistoso contra a Bósnia e foi substituído no início do 2º tempo da partida contra a Islândia.
Southgate assume responsabilidade na Inglaterra
Southgate também assumiu a responsabilidade pelos problemas da Inglaterra na Eurocopa. As atuações ruins dos Three Lions não correspondem às expectativas geradas para a equipe mais valiosa da competição.
Contra a Dinamarca, os torcedores presentes no estádio vaiaram a seleção inglesa após o apito final como uma forma de protesto contra o treinador, que tem patinado em 2024.
Nos seis jogos disputados pela Inglaterra este ano, Gareth Southgate só venceu duas vezes, além de dois empates e duas derrotas. Por isso, o técnico do English Team fez um mea culpa:
– Temos que olhar claramente. Estamos decepcionados com as duas últimas atuações que tivemos. Temos que analisar como corrigir os problemas que tivemos. O nível tem que ser maior, pode ser maior. Temos que aceitar que o ambiente que estamos, e as expectativas que há em volta. Temos que caminhar nesse sentido. Estamos um pouco aquém disso. É a minha responsabilidade, eu sou o treinador
Além do péssimo jogo coletivo, Southgate tem sido cobrado por suas escolhas desde a convocação para a Euro. Ele, por exemplo, decidiu cortar Jack Grealish, do Manchester City, da lista final da Inglaterra.
Já na Alemanha, o treinador dos Three Lions ainda não utilizou Cole Palmer, que fez uma temporada de destaque pelo Chelsea, onde se tornou o principal responsável pelas jogadas que terminaram em gols.
Cole Palmer pelo Chelsea em 2023/24
- Jogos: 48
- Gols: 27
- Assistências: 15
Precisando mostrar poder de reação, Gareth Southgate e companhia entram em campo na próxima terça-feira (25), para enfrentar a Eslovênia pela última rodada da fase de grupos do torneio.